Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Novo NF-e15/01/2019Priscilla BárbaraNilma Almeida

Sumário:



Modelos de Danfe


1 - Configurando o Modelo de Danfe no Novo NF-e


Rotina:Configurações NF-e - Informações
Localização:Configurações / NF-e / Geral


Para verificar e/ou alterar o modelo da Danfe, acesse a localização citada acima.

No campo Modelo Danfe pressione a seta para verificar as opções dos modelos.



Após escolher o modelo da Danfe selecione a opção de salvar.



OBSERVAÇÃO: Se desejar considerar apenas a configuração de modelo do Novo NF-e, desmarque a "caixinha" Utilizar modelo danfe enviado pelo ERP? e salve a alteração.


2 - Configurando o Modelo de Danfe no Integral


Para mais detalhes de como configurar o modelo de Danfe no integral, consulte o documento: " Dúvida | Como Parametrizar Modelo DANFE Integral? ".


OBSERVAÇÃO: Se desejar considerar apenas a configuração de modelo do Integral, marque a "caixinha" Utilizar modelo danfe enviado pelo ERP? e salve a alteração.


3 - Visualizando os Tipos de Informações em Cada Modelo de Danfe


3.1 - Modelo 01 - Modelo Padrão do Sistema


O Modelo 01 é o Modelo Padrão que imprime as informações básicas referente a emissão da nota fiscal, sendo elas: CÓDIGO/DESCRIÇÃO (código interno e descrição do item)NCM, CST ICMS, CFOP, UNIDADE, QUANTIDADE, V.UNITÁRIO, DESCONTO, VALOR TOTAL, BASE DE CÁLCULO ICMS, VALOR ICMS, VALOR IPI, ALÍQUOTA ICMS e ALÍQUOTA IPI.

Esse modelo é destinado ao Regime Lucro Real, pois contém o campo CST ICMS. Porém, esse modelo também poderá ser utilizado para o Simples Nacional, tendo visto que não ocorre erros na autorização da nota, entretanto, não trás as informações referentes ao CSOSN, que é específico para o cliente Simples Nacional.



Alguns desses campos são provenientes do que é configurado no Integral, conforme os exemplos dos tópicos a seguir.


OBSERVAÇÕES:
  • O CFOP é calculado de acordo com a Tributação do Item.
  • Os campos QUANTIDADE e DESCONTO  são informados na emissão da nota fiscal, já o campo VALOR TOTAL será calculado de acordo com a quantidade multiplicado pelo valor unitário do item.


3.1.1 - Cadastro da Filial


Para configurar o Regime Tributário (campo Rg.Trib), acesse o caminho: Cadastros Basicos / Filial / Filiais/ Manutencao / Cadastro.


IMPORTANTE: O Regime Tributário deverá ser configurado para cada filial que for emitir a nota.



3.1.2 - Cadastro de Produtos


Para configurar o cadastro de produtos, acesse o caminho: Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Cadastro de Produtos / Alteracao / Cadastro.

Na primeira tela do Cadastro de Produtos temos o código do NCM, a Unidade do Item, a Alíquota ICMS e Alíquota IPI.

De acordo com o preenchimento dos campos %Icm e IPI (correspondente a alíquota de ICMS e de IPI, respectivamente) serão calculados a Base de cálculo de ICMS, valor de ICMS e valor de IPI.



Na segunda tela do Cadastro de Produtos, após pressionar a tecla F7 (Dados Complementares), o campo CST ICMS que deverá ser configurado.



3.1.3 - Valor Unitário do Item


Para alterar o valor  unitário do item, acesse o caminho: Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Gerenciamento Filial / Alteração de Precos / Atualizacao de Precos / Individual.

O campo V.UNITÁRIO da Danfe contempla o preço de venda do item. O Preço pode ser previamente preenchido no campo Preco de Venda da rotina Alteração de Preços Individual, ou em alguns casos, digitado no ato da Venda.



3.2 - Modelo 04 - Modelo para Notas de Complemento de ICMS


O Modelo 04 é o Modelo exclusivo para Notas de Complemento de ICMS, porém, também pode ser utilizado para emissão de notas de mercadorias. Esse modelo exibe duas páginas, sendo a última, um resumo da operação realizada. Não é preciso nenhuma configuração para emissão desse modelo, além do modelo.




3.3 - Modelo 05 - Modelo Padrão para Simples Nacional


O Modelo 05 é o Modelo Padrão para empresas com Regime Simples Nacional. Nesse modelo existe diferença em um dos campos, no qual no lugar do CST (que é utilizado para empresas com Regime Lucro Real), é impresso o campo CSOSN, específico para empresas com Regime Simples Nacional.



Para que essa informação seja impressa nesse modelo, devemos ter o Cadastro da Filial definido como simples nacional e o campo CSOSN preenchido no Cadastro do Item, conforme os exemplos dos tópicos a seguir.


3.3.1 - Cadastro de Filial

 

Para configurar o Regime Tributário para Simples Nacional, acesse o caminho: Cadastros Basicos / Filial / Filiais/ Manutencao / Cadastro.



3.3.2 - Cadastro Tributação Simples Nacional

 

Para configurar a tabela Simples Nacional com a respectiva Alíquota a ser utilizada para emissão da nota fiscal, acesse o caminho: Administracao Fiscal / Tabelas / S.P.E.D. NFe - ECD / Tabelas Auxiliares / Simples Nacional.



IMPORTANTE: A tabela Simples Nacional criada, deverá ser preenchida no Cadastro da Filial e no Cadastro do Item.


3.3.3 - Cadastro de Produtos


Para configurar o cadastro de produtos, acesse o caminho: Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Cadastro de Produtos / Alteracao / Cadastro

Na segunda tela do Cadastro de Produtos, após pressionar a tecla F7 (Dados Complementares), o campo CSOSN que deverá ser configurado.


3.4 - Modelo 07 - Modelo com Código de Barras


O Modelo 07 imprime no corpo da nota o Código de Barras do produto preenchido no Cadastro de Produtos.



3.4.1 - Cadastro de Produtos


Para que o Código de Barras seja impresso no DANFE o mesmo deve ser preenchido no campo EAN, no seguinte caminho: Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Cadastro de Produtos / Alteracao / Cadastro.



3.5 - Modelo 10 - Modelo com Descrição de 120 Caracteres


O Modelo 10 exibe a Descrição do Produto maior que os demais, com 120 caracteres.



3.6 - Modelo 12 - Modelo com Código do Produto com 6 Caracteres


O Modelo 12 imprime o código interno no corpo do DANFE.



3.6.1 - Cadastro de Produtos


O código que será impresso no DANFE é proveniente do campo Codigo que pode ser consultado no seguinte caminho: F3 / Produtos / Cadastro.



3.7 - Modelo 13 - Modelo com Coluna Fator de Conversão


O Modelo 13 imprime a coluna Fator de Conversão, se o parâmetro do Cadastro de Filial e a movimentação tiver o Fator de Conversão configurado.



3.7.1 - Configuração NF-e


Para que o Fator de Conversão seja impresso na Descrição do Produto, acesse o caminho: Cadastros Basicos / Filial / Filiais / Manutencao / Parametros NFE. Em seguida, informe S no campo FT.Conv.



3.7.2 - Exemplo de Nota Fiscal Emitida com Fator de Conversão


Para emitir nota fiscal, acesse o caminho: Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Gerenciamento Filial / Entradas e Saidas / Movimentacao / Saida / Faturamento.



3.8 - Modelo 15 - Modelo com Pis e Cofins


O Modelo 15 imprime no cabeçalho da Nota Fiscal os valores referente ao Pis e Cofins Final do Item.



OBSERVAÇÃO: Para que os valores sejam impressos o item precisa ter um valor de Pis e Cofins calculado.

 

3.8.1 - Exemplo de Nota Fiscal Emitida com Valor de Pis e Cofins


Para consultar a nota emitida no sped e visualizar se teve ou não Pis Cofins, acesse o caminho: Sped - Efd / Nota Fiscal / Sped.



3.9 - Modelo 16 - Modelo com Data e Hora de Autorização


O Modelo 16 exibe a Data e Hora da autorização da Nota Fiscal.



3.10 - Modelo 17 - Modelo com Pis e Cofins nos Itens


Este modelo exibe as colunas com o valor do Pis e do Cofins em cada Item.



OBSERVAÇÃO: Para que os valores sejam exibidos na Coluna, o item precisa ser Incidente de Pis e Cofins.


3.10.1 - Cadastro de Produtos


Para configurar a incidência de Pis e Cofins do cadastro de produto, acesse o caminho: Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Cadastro de Produtos / Alteracao / Cadastro.

Na primeira tela do Cadastro de Produtos altere o campo IncPis com S S.



Na segunda tela do Cadastro de Produtos (após pressionar a tecla F7) altere os campos CST-Pis e CST-Cofins, com CST de acordo com a incidência (correspondente ao campo In.Pis/Cof).



3.11 - Modelo 22 - Modelo com Descrição Aproximada Itens


O Modelo 22 exibe o imposto aproximado em cada item.



3.11.1 - Tabela IBPT


Para que seja informado o imposto correto, a Tabela IBPT precisa estar sempre atualizada. Para atualizar a tabela, acesse o caminho: Administracao Fiscal / Tabelas / S.P.E.D. NFe - ECD / Mercadoria / NCM - IBPT. Para mais informações de como importar a tabela acesse o documento: " Dúvida | Como Importar Tabela IBPT NCM Integral? ".



3.12 - Modelo 23 - Modelo Preço Unitário 4 Casas Decimais


O Modelo 23 exibe o campo Valor Unitário com 4 casas decimais.



3.13 - Modelo 24 - Modelo com Descrição Adicional e Preço Unit 4 Casas Decimais


O Modelo 24 exibe o imposto aproximado em cada item e o campo Valor Unitário com 4 casas decimais. Não é necessário nenhuma configuração, além do modelo, para que sejam impressas essas informações.