Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral26/03/2019Priscilla BárbaraNilma Almeida
Integral09/04/2019Priscilla BárbaraLetícia Silva
Integral29/04/2019Priscilla BárbaraLetícia Silva

Sumário:



Rotina Consulta Corrige Log NFC-e


Quando a NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) é enviada para o tramitador, o mesmo retorna um log para o sistema Integral com a situação da nota emitida, no qual poderá ser consultado no sistema para fins de conferência.

Partindo dessa premissa, este manual mostrará o funcionamento da rotina Consulta Corrige NFC-e, que tem várias funções além de consultar as NFC-e.

Para mais detalhes sobre os relatórios e conferencias da NFC-e, consulte o documento: " Manual | Procedimento Completo Gerar Relatórios Conferências NFC-e Integral ".


1 - Utilizando a Rotina Consulta Corrige NFC-e


Rotina:CONSULTAS de LOGS NFC-e
Programa:SPD260
Localização:SPED EFD - NFe NFCe / Gestão NFe - NFCe / Conferencia-Corrige / Consulta-Envio


Para realizar a consulta de todos os logs da NFC-e ou enviar a correção das NFC-e´s rejeitadas, acesse a localização citada acima.



 

1.1 - Consultando os Log's da NFC-e


Nesta rotina Consulta Corrige NFC-e, serão gravados TODOS os log's referente a NFC-e, ou seja, as notas que tiveram mais de um processo de validação contará com mais de um log no sistema.


1.1.1 - Filtrando Todos os Log's


Ao acessar a rotina, informe no campo Loja a loja desejada. Em seguida, pressione a tecla Enter nos campos Situação e Operação para manter o default do sistema (T e T). Os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema, no qual para mantê-los deverá pressionar a tecla Enter, ou poderá alterá-los, conforme desejado. 

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida com este filtro.



Nesta opção de filtro, será exibido sempre o último log gravado para a numeração da NFC-e, ou seja, nessa tela não aparecerá todos os log's de uma determinada nota apenas o último.


1.1.2 - Filtrando Log's Específicos


Para consultar todo o processo de validação ocorrido com a nota fiscal, será necessário informar os filtros abaixo:

No campo NFC-e, informe o número da NFC-e a ser consultada, em seguida, no campo Série informe o número da série referente a NFC-e, conforme exemplificado abaixo.



Descrição dos campos Situação e Operação:


Situação
 Descrição
AAutorizada
CCorrigida
EEmitida
PProcessada
RRejeitada
Operação
 Descrição
CCancelada
EEmitida
IInutilizada


Outro filtro que poderá ser aplicado é a consulta das notas fiscais que foram importadas em contingência. Essas notas, entretanto, deverão ser processadas posteriormente (para mais detalhes, consulte o documento " Dúvida | Como Processar NFC-e Contingência? "), podendo ser autorizadas ou rejeitadas.

Para consultar as notas importadas em contingência, informe no campo Contingência a letra S.

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida.



Após o processamento da NFC-e em contingência, o retorno da NFC-e será atualizado no sistema como autorizada ou rejeitada e a mesma sairá da consulta de contingencia.

Observe no exemplo abaixo, que após o processamento da NFC-e, ao aplicar o filtro Contingência com S o sistema não exibiu mais a nota fiscal.




Observe no exemplo abaixo, que após o processamento da NFC-e, ao aplicar o filtro Contingência com N o sistema exibiu a nota fiscal com o status 100 Autorizado.



Outro filtro que poderá ser aplicado é a consulta das notas fiscais que foram canceladas. Para consultá-las, informe no campo Situação a letra T e no campo Operação a letra C. Os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema, no qual para mantê-los deverá pressionar a tecla Enter, ou poderá alterá-los, conforme desejado.

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida com este filtro.



Outro filtro que poderá ser aplicado é a consulta das notas fiscais que foram inutilizadas. Para consultá-las, informe no campo Situação a letra T e no campo Operação a letra I. Os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema, no qual para mantê-los deverá pressionar a tecla Enter, ou poderá alterá-los, conforme desejado.

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida com este filtro.



1.2 - Corrigindo a NFC-e


A NFC-e emitida poderá ser rejeitada, sendo necessário a correção da mesma. Diante disso, é possível enviá-la para correção diretamente da tela de consulta, marcando a nota fiscal e posteriormente fazendo seu envio.

A correção deverá ser realizada de acordo com a documentação " Manual | Correção Envio NFC-e Contingência Integral ". Após executar os passos do documento citado, será necessário seguir os procedimentos abaixo:

        • 1° Passo: Pressione a tecla F2: Seleciona para selecionar somente uma nota ou a tecla F3: Todos para selecionar todos os lançamentos.
        • 2° Passo: Pressione a tecla F4: Corrige, para corrigir e enviar ao Tramitador a NFC-e para ser autorizada.

Abaixo segue os exemplos da tela do corrige e da nota autorizada no tramitador.




Após a autorização da NFC-e, a mesma terá o retorno gravado no sistema como 100 - Autorizado.

Observe que no exemplo abaixo, que todos os log's da nota fiscal foram exibidos na tela, conforme mencionado no tópico 1.1.2 - Filtrando Log's Específicos.



OBSERVAÇÃO: Informando o número da NFC-e e o número de série o sistema exibirá todos os log's existentes para determinada nota fiscal. Entretanto, se for informado somente o número da NFC-e será exibido somente o último log, pois poderá existir notas fiscais com o mesmo número, porém, para séries diferentes.


1.3 - Consultando a Descrição Completa do Retorno da NFC-e


O campo Cod-Mensagem da rotina Consulta Corrige NFC-e, mostra de modo resumido o retorno ocorrido para a NFC-e. Diante disso, para verificar a descrição completa do retorno da NFC-e, selecione a nota fiscal desejada utilizado as setas do mouse e pressione a tecla F5:Retorno, conforme os exemplos abaixo.




1.4 - Gerando o Relatório CSV


Nesta opção é possível gerar um relatório CSV para conferência, no qual deverá pressione a tecla F6: CSV, conforme os exemplos abaixo.


IMPORTANTE: O relatório será salvo dentro do diretório /u/rede/csv com o nome fixo rel-nfce.csv




Abaixo segue o exemplo do relatório em csv.



1.5 - Consultando o Movimento da NFC-e na Rotina do Sped


O movimento da NFC-e poderá ser consultada diretamente da tela de Consulta Corrige Log NFC-e. Para isso, selecione a nota fiscal desejada utilizado as setas do mouse e pressione a tecla F7:Sped, conforme os exemplos abaixo.



A tela de consulta de notas no Sped será exibida com os dados da NFC-e selecionada, conforme exemplificado abaixo.



Pressionando a tecla F5:Resumo NF, será exibido o resumo da NFC-e, onde poderá ser consultado o cupom gerencial referente a venda.



Pressionando a tecla F7:Itens da NF, os itens da NFC-e poderão ser consultados.