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Solução:


1 - Relatório do Contas a Pagar por Tipo Sintético Utilizando o Modelo 4


Rotina:Relatório Contas a Pagar
Programa:SPR139
Localização:Administracao Financeira / Contas a Pagar / Relatorios / por Lancamentos / por Tipo Sintetico


Para emitir o relatório do contas a pagar por tipo sintético utilizando o modelo 4, acesse a localização citada acima.

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Campos importantes da tela acima:


CamposDescrição
Tela/Impr/Arquivo:Informe T para gerar relatório em telaI para imprimir ou A para gerar arquivo.
Spool:Informe um nome para o arquivo.
Jur/Des/Todos/N/X:Escolha as opções - Lançamentos com juros, D - Lançamentos com desconto, T - Todos os lançamentos, N - Lançamentos sem juros e sem desconto e X - Lançamentos com descontos ou juros.
CLVL:Informe S para que a classificação do relatório seja pelo valor do documento, ou N para não ser.
Vis:Informe a letra V para lançamentos a vistapara lançamentos a prazo ou T para todos os lançamentos.
SoTot/TotDt/TotPr:Informe a letra S (sim) ou N (não) para esses campos, que significam respectivamente Só totalizadoresTotalizador por Data e Totalizador por Prazo.
Fil.Clas:

Informe a letra correspondente ao tipo de totalizador por classificação do plano de contas gerencial, sendo as opções do primeiro campo: T - TodosO - OutrosC - CartõesD - DespesasH - ChequesA - AnterioresI - InvestimentosF- FornecedorB - Bonificações, e no segundo campo: F - Pessoa FísicaJ - Pessoa Jurídica ou A - Ambas.

P=G:Informe a letra S se desejar que os lançamentos com data de pagamentos seja igual a data de digitação, ou N para não ser.
Seleção (N/P/A):Informe a letra correspondente ao tipo de pagamento que deseja filtrar, sendo: N - Não pagosP - Pagos ou A - Ambos.
Bol:Informe S para que o relatório seja gerado com lançamentos com boleto, ou N para que o relatório seja com lançamentos sem boleto ou A para ambos.
DDA:Informe S para que o relatórios seja gerado com DDA  (Débito Direto Autorizado), ou N para que o relatório seja sem DDA ou A para ambos.
Ultima Pagina:

Informe a numeração inicial de paginação do relatório.

Fluxo:Informe a letra S para emitir lançamentos que entraram no fluxo de caixa, N para não emitir ou A para ambas.
Data de Entrada:Informe a data de entrada do lançamento no sistema, se desejar utilizar esse filtro.
Data de Baixa:Informe a data de execução da rotina de baixa no sistema, se desejar utilizar esse filtro.
Data de Digitação:Informe a data em que o lançamento foi digitado no sistema, se desejar utilizar esse filtro.
Data de Emissao:Informe a data de emissão do lançamento no sistema, se desejar utilizar esse filtro.
Data de Vencimento:Informe a data de vencimento do lançamento no sistema, se desejar utilizar esse filtro.
Data de Pagamento:Informe a data de pagamento do lançamento no sistema, se desejar utilizar esse filtro.
Documentos de:Informe a faixa de número do lançamento, se desejar utilizar esse filtro.
Faixa tipo ger:Informe a faixa de número do tipo gerencial, se desejar utilizar esse filtro.
Modelo:Informe o modelo 4.


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar os filtros do relatório, conforme o exemplo abaixo.


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Em seguida, o sistema abrirá uma janela, no qual deverá preencher o relatório sintético por grupo, e depois, pressionar a tecla Enter até confirmar e gerar o relatório, conforme exemplo abaixo.


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O relatório será gerado no formato .csv no diretório /u/rede/csv. Para visualizá-lo, selecione neste diretório o nome do arquivo dado no campo Spool.

Baixo segue um exemplo do relatório gerado, no qual cada filial possui duas colunas, sendo uma do valor pago e a outra do percentual sobre o total das vendas da filial.

A loja 01, por exemplo o valor pago em comissões representa 107,1% do total das vendas, baseado na seguinte conta: (R$ 1.500,00 / R$ 1.400,00) * 100 = 107,1.


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As linhas são divididas em grupos, e apresentam as informações dos tipos gerencias, onde a primeira linha do grupo é a conta totalizadora dos tipos, e as demais, dividem-se nas contas analíticas.

No exemplo abaixo é mostrado as seguintes informações: 

Despesas Adm. Equipa é a conta totalizadora das despesas administrativas com equipamentos, por loja;

Mantuncao em Copiad é a conta analítica, e apresenta o valor gasto das Loja 01 e Loja 02, e o percentual em relação ao total de vendas;

Manutenção em Equip é a conta analítica, e apresenta o valor gasto da Loja 50, e o percentual em relação ao total de vendas. 


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As colunas referentes a Loja 99 apresentam as somas das colunas de cada loja, e o percentual sobre o total de vendas agrupado, conforme o exemplo abaixo.


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As linhas finais do relatório tem os totais das despesas, o rateio entre as lojas, total das vendas e o total do PMZ das vendas, e a diferença entre despesas e vendas.

Analisando as informações da Loja 01, é mostrado as seguintes informações:

Compras: valor total das compras realizadas  = R$ 2.500,00  --- Percentual (total de compras / total de vendas) = (R$ 2.500,00 / R$ 1.400,00) * 100 = 178,5%

Despesas Rateáveis: total de todas as despesas = Despesas com Pessoal + Despesas Administrativas com equipamentos = R$ 1.500,00 + R$ 3.500,00 = R$ 5.000,00 --- Percentual (total de despesas / total de vendas) = (R$ 5.000,00 / R$ 1.400,00) * 100 = 357,1%

 Rateio: apresenta o percentual de rateio e o valor rateado da despesa da loja 50 (filial de rateio), para cada loja. É calculado utilizando o valor da despesa da filial de rateio e o total das vendas de cada loja = (Total das vendas da loja / Total das despesas da loja de rateio) * 100 percentual de rateio - (R$ 1.400,00 / R$ 4.500,00) * 100 = 33,33% 

valor rateado - R$ 4.500,00 * 33,33% = R$ 1.499,99

Despesas + Rateio: corresponde ao total das despesas da loja mais o valor rateado das despesas da filial de rateio: R$ 5.000,00 + R$ 1.499,00 = R$ 6.499,00  

Total das Vendas: apresenta o total das vendas no período selecionado = R$ 1.400,00  --- Percentual (total de vendas da loja / total de vendas loja 99) = (R$ 1.400,00 / R$ 4.200,00) * 100 = 33,33%

Total (PMZ): corresponde ao total, em PMZ, das vendas no período selecionado = R$ 1.001,00  --- Percentual (total de pmz da loja / total de pmz loja 99) = (R$ 1.001,00 / R$ 3.004,00) * 100 = 33,33%

Dif. Vendas/Despesas: diferença entre o total das vendas, despesas, compras e rateio da loja = (total das vendas - total das despesas - total das compras - total pmz - rateio) = R$ 1.400,00 - R$ 5.000,00 - R$ 2.500,00 - R$ 1.001,00 - R$ 1.499,99 =  - R$ 8.601,00 


2 - Comparando com Outros Relatórios

É possível comparar algumas informações do relatório do contas a pagar por tipo sintético com outros relatórios no integral, conforme os subtópicos a seguir.

2.1 - Despesas x Faturamento 


Rotina:Despesas x Faturamento
Programa:SPR142
Localização:Administracao Financeira / Relatorios Gerenciais / Despesas x Faturamento


Para emitir o relatório despesas x faturamento, acesse a localização citada acima.


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Dados importantes dos campos acima: 


CamposDescrição
Modelo:Informe o modelo do relatório. 
Le lancmBanco:Informe S, para ler os lançamentos gravados no bancário ou N, para ler os lançamentos apenas do financeiro.
Analitica/Sinte:Informe A para emitir o relatório com as contas analíticas ou S para emitir com as contas sintéticas.
Data Emissão: 

Informe o período de geração do relatório.


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar e gerar o relatório, conforme o exemplo abaixo.


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OBSERVAÇÃO: Os lançamentos identificados como Fornecedor e Outros não sairão neste relatório.


Em seguida, para visualizar o relatório, pressione a tecla F8 e informe o nome dado ao Spool para visualizar na tela. Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf (conforme exemplo abaixo).


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No exemplo acima, tem os seguintes valores no relatório para comparação:

Vendas: R$ 1.400,00

Despesas: R$ 5.000,00 dividido entre: 

Despesas adm. equipamentos: R$ 3.500,00

Comissões: R$ 1.500,00


2.2 - ABC Vendedor

Rotina:ABC Vendedor
Programa:CON052
Localização:Administracao Materiais / Gestao Vendas / Comissoes / abc por Vendedor / Faixa de Datas


Para emitir o relatório ABC vendedor, acesse a localização citada acima.

Exemplo 1:

Ao acessar a rotina, informe no campo Modelo o modelo do relatório, e no campo Data de o período desejado. Os demais campos pressione a tecla Enter até confirmar e gerar o relatório, conforme o exemplo abaixo.


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OBSERVAÇÃO: Caso haja vendas do mesmo vendedor para filiais diferentes, as vendas serão apresentadas no relatório do contas pagar para a filial em que o mesmo esta alocado.


Em seguida, para visualizar o relatório, pressione a tecla F8 e informe o nome dado ao Spool para visualizar na tela. Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf (conforme exemplo abaixo).


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No exemplo acima, tem o seguinte valor no relatório para comparação:

Vendas: R$ 1.400,00

Exemplo 2:

Ao acessar a rotina, informe no campo Modelo o modelo do relatório, no campo Quebra informe S para quebrar o vendedor por loja, e no campo Data de o período desejado. Os demais campos pressione a tecla Enter até confirmar e gerar o relatório, conforme o exemplo abaixo.


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Em seguida, para visualizar o relatório, pressione a tecla F8 e informe o nome dado ao Spool para visualizar na tela. Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf (conforme exemplo abaixo).


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Observe no exemplo de relatório acima, que a vendedora 289 - Adriana-F1 pertence a filial 1, porém efetuou vendas nas filiais 1 e 2, totalizando em R$ 688,00.

Para visualizar o relatório em .csv, deverá acessar a pasta /u/rede/csv e abrir o arquivo desejado. Baixo segue o exemplo do relatório em .csv.

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Observe no exemplo de relatório acima, que o valor total das vendas da loja 01 contém o valor de R$ 1.400,00 das vendas realizadas sem vendedor, e R$ 688,00 das vendas realizadas pelo vendedor 289, mesmo tendo sido em lojas diferentes.

2.3 - Entrada/Compra

 

Rotina:Relatórios
Programa:MOV213
Localização Integral:Administracao Materiais / Gestao Estoque / Gerenciamento Filial / Entradas e Saidas / Relatorios / Entrada / Compra - por Documento


Para emitir o relatório de entrada compra, acesse a localização citada acima.
Ao acessar a rotina, informe no campo Modelo o modelo 01, e no campo Dt. Entrada a data de entrada desejada. Os demais campos, pressione a tecla Enter até confirmar e gerar o relatório.


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Em seguida, para visualizar o relatório, pressione a tecla F8 e informe o nome dado ao Spool para visualizar na tela. Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf (conforme exemplo abaixo).


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No exemplo de relatório acima, o valor para comparação é:

Compras  R$ 2.500,00.


2.4 - Contribuição Marginal

 

Rotina:Contribuição Marginal
Programa:EST304
Localização Integral:Administracao Materiais / Gestao Estoque / Relatorios Gerenciais / Contribuicao Marginal


Para emitir o relatório de contribuição marginal, acesse a localização citada acima.
Ao acessar a rotina, informe no campo Modelo o modelo 07, no campo Vendas de o período desejado e no campo Preco utilizar o 4 - PMZ. Os demais campos, pressione a tecla Enter até confirmar e gerar o relatório.


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Em seguida, para visualizar o relatório, pressione a tecla F8 e informe o nome dado ao Spool para visualizar na tela. Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf (conforme exemplo abaixo).


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No exemplo do relatório acima, os valores para comparação são:

Vl. PMZ: R$ 1.001,65

Vl. Venda: R$ 1.400,00