Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral16/05/2019Priscilla BárbaraEdna Abreu

Sumário:



Procedimentos Completo da Inutilização da NFC-e Via Sistema

Neste manual será mostrado como proceder para realizar a inutilização da NFC-e importadas no integral. A inutilização de uma NFC-e pode ocorrer quando existe uma resposta da SEFAZ com rejeição por dados incorretos, quebra de sequencia de numeração ou rejeição por falta de retorno do sistema autorizador da NFC-e.

A partir deste momento a empresa deverá solicitar a inutilização da NFC-e (XML) enviado para a SEFAZ justificando o motivo especifico. 


IMPORTANTE:

  • Somente poderá ser inutilizada a NFC-e que não tenha sido utilizada em nenhuma NFC-e (autorizada, cancelada ou denegada).
  • Conforme Ajuste SINIEF 19/16 o prazo para que o emissor comunique a SEFAZ, é de até o 10º (décimo) dia do mês subsequente ao da ocorrência, os números de NFC-e que não foram utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NFC-e.


1 - Visualizando o Fluxo do Processo de Inutilização da NFC-e


   Abaixo segue a demostração do fluxo do processo de inutilização da NFC-e, para melhor entendimento.




Existem duas formas para que se ocorra o processo de Inutilização:

Inutilização de NFC-e  na Emissão Normal: Esta forma de inutilização irá ocorrer se no processo de venda a NFC-e for rejeitada de modo definitiva, ou seja, no qual não tem possibilidade de corrigi-la, seja por dados incorretos ou uma quebra de sequência e a venda tiver que ser substituída.
Inutilização de NFC-e  na Contingência: Esta forma de inutilização irá ocorrer se no processo de venda a NFC-e existir a tentativa de transmissão de uma NFC-e, no qual por problemas técnicos de comunicação ou de processamento das informações a nota não foi enviada ao tramitador. O Sistema Frente de loja irá emitir uma NFC-e com numeração posterior com os mesmos itens e valores, e após ter sido resolvido o problema técnico, será realizado o processamento das notas pendentes para obtenção da autorização de uso, e caso a nota pendente não seja autorizada, o sistema frente de Loja irá realizar a Inutilização.


2 - Verificando os Procedimentos de Inutilização via Sistema

2.1 - Inutilizar NFC-e Integral 

Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Inutilizar NFC-e Integral? ".

 

2.2 - Inutilizar NFC-e Frente de Loja 

 Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Funciona Inutilização NFC-e Frente Avanço? ".