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SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral Varejo01/08/2019Priscilla BárbaraPriscilla Bárbara

Sumário:



Cadastrar Administradora de Cartão de Débito e Crédito no Integral


1 - Cadastrando a Administradora de Cartão de Débito e Crédito como Cliente

Rotina:

Clientes - Inclusão

Programa:

CBA039

Localização:

Cadastros Basicos / Clientes / Inclusao


 Antes de realizar configurar os parâmetros, é necessário cadastrar as administradoras de cartões como cliente. Para realizar este procedimento, acesse a localização citada acima. Para mais detalhes de como incluir cliente na rotina, consulte o documento: " Manual | Cadastrar Cliente Integral Varejo ".

Abaixo segue um exemplo da tela de consulta da administradora de cartão cadastrada como cliente.




IMPORTANTE: É imprescindível preencher os campos, como CNPJ e Nome, com os dados corretos da administradora de cartão.


2 - Configurando os Parâmetros da Administradora de Cartão de Débito e Crédito


Rotina:Cartão / Tickets - Alteração
Programa:CBA501
Localização:Cadastros Basicos / Administ Cartao - Ticket / Manutencao


Após cadastrar a administradora de cartão como cliente, o próximo passo é configurar os parâmetros de acordo com a regra de negócio dos Cartões de Débito e Crédito. Para realizar este procedimento, acesse a localização citada acima.


OBSERVAÇÃO: A regra de negócio dos Cartões de Débito e Crédito deverá ser consultada diretamente com a sua administradora de cartão.









Campos importante da tela acima:


CamposDescrição
Codigo:Informe o código interno da administradora de cartão cadastrada anteriormente como cliente, e em seguida pressione Enter para prosseguir.
CNPJ:Esse campo será preenchido automaticamente com os dados informados no cadastro do cliente realizado anteriormente.
Nome:Esse campo será preenchido automaticamente com os dados informados no cadastro do cliente realizado anteriormente.
Endereco:Esse campo será preenchido automaticamente com os dados informados no cadastro do cliente realizado anteriormente.
Cidade:Esse campo será preenchido automaticamente com os dados informados no cadastro do cliente realizado anteriormente.
UF:Esse campo será preenchido automaticamente com os dados informados no cadastro do cliente realizado anteriormente.
Fone:Esse campo será preenchido automaticamente com os dados informados no cadastro do cliente realizado anteriormente.
Fax:Esse campo será preenchido automaticamente com os dados informados no cadastro do cliente realizado anteriormente.
InscrEst:Esse campo será preenchido automaticamente com os dados informados no cadastro do cliente realizado anteriormente.
Contato:Informe o contato (opcional), e em seguida pressione Enter para prosseguir.
Conta:Informe uma conta de reembolso, e em seguida pressione Enter para prosseguir.
Cartao/Ticket:Informe C para parametrizar o cartão de crédito ou de débito.


Abaixo segue um exemplo da tela preenchida.



Após informar a letra C no campo Cartao/Ticket, será aberta uma tela para a definição das taxas, parcelas e datas de vencimento, conforme os exemplos dos subtópicos seguintes.




OBSERVAÇÃO: É possível fazer a parametrização separando por Loja e Tipo Gerencial, quando ocorre o caso de ter taxas e bandeiras diferentes para a mesma Administradora de cartão. Para fazer esse procedimento, quando o cursor estiver no campo Parcelas pressione a seta para cima (do teclado) para alcançar os campos Loja e Tipo.


2.1 - Configurando os Parâmetros para Cartão de Débito


Na tela Vinculacao CARTAO de CREDITO X PARCELAS, ao informar 00 no campo Parcelas, o sistema irá considerar que as configurações a seguir serão voltadas para os cartões de débito.

Para definir a administradora de cartão de débito, será necessário o preenchimento dos campos abaixo:


CamposDescrição
Taxa%:Informe a taxa de repasse para a Administradora de Cartão sobre as vendas em débito.
Dias 1a:Informe o número de dias para o primeiro vencimento (geralmente é informado um dia que é o tempo de compensação).
SDom/Fer/Arred:

Informe S se desejar que a venda efetuada no sábado e domingo (primeiro campo - SDom) ou feriado (segundo campo - Fer) será considerada no próximo dia útil, ou N para considerar no mesmo dia da venda.

O campo Arred (arredondamento) é referente a diferença no valor da parcela, no qual considerado quando for cartão de crédito.

Dias Compensac:Informe o número de dias que as vendas levam para compensar após a data de vencimento devido a processamento bancário.
Regra Recebim:Informe o número correspondente a regra para a definição das datas de vencimento, no qual para Cartões de Débito o padrão é a regra 01.


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar.

Abaixo segue um exemplo do preenchimento da tela de configuração referente ao cartão de débito.



2.2 - Configurando os Parâmetros para Cartão Crédito


Na tela Vinculacao CARTAO de CREDITO X PARCELAS, para parametrizar os cartões de crédito o campo Parcelas deverá ser preenchido com 01, no qual indicará uma parcela.

Para os cartões que permitem várias parcelas, deve-se cadastrar cada parcela informando seu número correspondente, exemplo: 02 para duas parcelas, 03 para três parcelas e assim sucessivamente. Porém, é necessário sempre cadastrar o número de parcelas anterior, exemplo: um cartão que permite parcelamento em até três vezes, é necessário cadastrar a parcela 01 informando todos os seus dados, a parcela 02 e 03 seguindo a mesma regra.

Para definir a administradora de cartão de crédito, será necessário o preenchimento dos campos abaixo:


CamposDescrição
Parcelas:Informe o número da parcela correspondente.
Taxa%:Informe a taxa de repasse para a Administradora de Cartão sobre as vendas em débito.
Dias 1a:Informe o número de dias para o primeiro vencimento (geralmente é informado um dia que é o tempo de compensação).
A parir da 2a:Informe o número de dias para o segundo vencimento (para venda a parcelada normalmente é 30 dias).
SDom/Fer/Arred:

Informe S se desejar que a venda efetuada no sábado e domingo (primeiro campo - SDom) ou feriado (segundo campo - Fer) seja considerada no próximo dia útil, ou N para considerar no mesmo dia da venda.

O campo Arred (arredondamento) é referente a diferença no valor da parcela, onde: N - Não arredonda, S - Arredonda na primeira parcela, X - Arredonda na última Parcela.

Dias Compensac:Informe o número de dias que as vendas levam para compensar após a data de vencimento devido a processamento bancário.
Regra Recebim:Informe o número correspondente a regra para a definição das datas de vencimento, no qual deverá ser definido de acordo com a regra de negócio da administradora. As regras disponíveis no sistema aparece na parte inferior da tela (regra 01, regra 02, regra 03).


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar.

Abaixo segue um exemplo do preenchimento da tela de configuração referente ao cartão de crédito para uma parcela.




Abaixo segue um exemplo do preenchimento da tela de configuração referente ao cartão de crédito para duas parcelas.




3 - Consultando os Parâmetros Definidos


Após a configuração dos parâmetros da administradora de cartão é possível verificar quais parcelas foram definidas. Para isso, no campo da Parcela pressione a tecla F3.




Observe que de acordo com os exemplos demonstrados neste documento, na tela CARTAO / PARCELAS, aparecem as três formas do tópico
2 - Configurando os Parâmetros da Administradora de Cartão.




Caso deseja emitir o relatório do cadastro da administrador de cartões, consulte o documento: " Dúvida | Como Emitir Relatório Cadastro Administradoras Cartões Integral Varejo? ".