Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Sumário:



Atualização do Software Express do Sitef Versão 6


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Esse documento foi disponibilizado pela Software Express. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo do mesmo. Apenas inserimos em nossa Base de Conhecimento para facilitar o acesso aos nossos clientes.
  • Não é necessário realizar a atualização do sistema Frente Avanço.
  • Por segurança, é necessário realizar o backup da pasta C:/sitef.
  • Para atualização do sitef 6 o windows não poderá ser windows home, somente será aceito as seguintes versões: windows 7 utimate, windows professional ou versão superior.


Todo produto tem seu ciclo de vida e o SiTef versão 5 não é uma exceção a esta norma, o fim da validade deste serviço irá ocorrer em março de 2019 quando as licenças de uso serão geradas exclusivamente para a versão 6,  por isso solicitamos que atualize seu servidor TEF com o SiTef 6. Com o objetivo de facilitar esta migração desenvolvemos o aplicativo Ferramenta Migração V6, executando este aplicativo num servidor SiTef 5 ele irá automaticamente verificar quais os módulos são utilizados, obtê-los através de conexão internet e atualizar o servidor fazendo com que esta atualização ocorra em poucos minutos.

 

1 - Porque o SiTef 6?


  • O uso desta versão é obrigatório para que o estabelecimento esteja em conformidade com as últimas normas do PCI;
  • Possui novas medidas de segurança, trazendo entre elas uma separação clara entre ambientes de Simulação e Produção;

 

2 - Migração para o SiTef 6


Estamos disponibilizando uma ferramenta para realizar a atualização do SiTef 5 e de todos os módulos versão 5.x.x.x configurados no servidor para a versão V6.

Caso seu servidor ainda utilize módulos de versões anterior a 5, você deverá primeiro atualizá-los para a versão 5.

A ferramenta e o manual de utilização estão disponíveis no link: https://www.softwareexpress.com.br/distri/aplicativos/vrs6/migracao6.zip.


3 - Instalação do SiTef 6 em um novo servidor


Nesse cenário solicitamos que as pastas CONFIG, LOG, ESPELHO.LOG E ETC sejam copiadas e sobrepostas no novo servidor logo após a instalação do SiTef 6.

 

4 - Instalação do SiTef 6 no servidor atual


Nesse cenário solicitamos que as pastas CONFIG e LOG sejam copiadas e recuperadas, caso necessário.

 

5 - Procedimentos:


  1. Criar uma pasta com o nome de migracao no diretório \SiTef. (obs: sem acentos e sem cedilha ‘ç’ (\SiTef\migracao)).

  2. Descompactar o arquivo FerramentaMigracaoV6.zip nessa pasta.

  3. Executar o arquivo FerramentaMigracaoV6.exe.

  4. Ao executar o arquivo FerramentaMigracaoV6.exe será apresentada a tela abaixo, clique em Avançar.

 

     5. Nessa etapa são listados todos os módulos instalados e configurados no servidor SiTef, clique em Analisar.



      6. Se todos os módulos estiverem aptos para a atualização, será exibida a mensagem abaixo, clique em OK e após em Avançar.



       7. Para realizar o download dos módulos existem 2 opções, Download Remoto ou Download Local.

  • Download Remoto: O instalador utiliza as configurações atuais de conexão com a internet para baixar e instalar a atualização dos módulos identificados no servidor SiTef;
  • Download Local: O instalador obtém os arquivos de instalação dos módulos do SiTef a partir da pasta indicada pelo usuário, na qual deve conter todos os arquivos de instalação dos módulos identificadas pelo instalador. Os módulos poderão ser baixados através das URL’s disponibilizadas pela opção Gera Lista.

 

Gerar Lista: O instalador gera um arquivo texto contendo o nome e a sua URL de atualização dos módulos identificados no servidor SiTef. Com essas informações o usuário poderá obter em um computador com acesso à internet os arquivos de instalação associados aos módulos SiTef previamente identificados pelo instalador. É possível utilizar a opção Download Local para realizar a instalação dos módulos.



      8. Selecionando a opção de Download Remoto, será exibida a tela abaixo. Clique em Iniciar download.



      9. Após finalizado o download de todos os módulos, é exibida a mensagem abaixo:



      10. Em seguida, a aplicação irá orientar sobre a realização de backup e oferecer a opção de backup automático.



      11. Após feito o backup, inicia o processo de instalação. Clique em Instalar.



12. Se todos os módulos forem instalados com sucesso, será exibida a mensagem abaixo:


6 - Restauração do Backup


Caso ocorra algum problema durante a migração e seja necessário restaurar o backup, seguir os procedimentos abaixo:

 

  1. Renomear a pasta \SiTef\Aplic.win para \Aplic.win_Migração
  2. Renomear a pasta \SiTef\CONFIG para \Config_Migração
  3. Descompactar o arquivo (AAAAMMDD_HHMMSS_backup.zip) criado em \SiTef\Migracao\Backup\
  4. Salvar as pastas Aplic.win e CONFIG no diretório \SiTef\

7 - Medidas de Segurança – Boas Práticas


Salientamos a importância de seguir as recomendações e políticas de segurança.

É extremamente importante, a disseminação destas politicas a todos que estão envolvidos com o ambiente de pagamento, ou que liberem qualquer tipo de acesso ao mesmo.

 

  • Utilize somente sistemas operacionais suportados por seus fornecedores;
  • Nunca deixe o servidor desbloqueado;
  • Não tenha login/senha compartilhados;
  • Não mantenha pontos de rede abertos na loja;
  • Restrinja o acesso a equipamentos da loja, manutenções somente a partir de solicitações feitas pelo responsável (em caso de dúvidas, ligue para a Central de Suporte do equipamento);
  • Treine a equipe para estar ciente de tentativas de adulteração, instalação ou substituição de dispositivos em sua rede.
  • Nunca envie o número do Cartão (PAN) de modo não codificado via e-mail;
  • Mantenha o anti-virus sempre atualizado;
  • Nunca empreste login/senha de acesso a outros funcionários.

 

OBSERVAÇÃO: Caso ocorram problemas, contate nosso suporte via email suporte@softwareexpress.com.br ou pelo telefone (11) 3170-5353.