Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Frente Avanço20/03/2019Priscilla BárbaraGabriela Moreira

Dúvida:


Como Funciona a Inutilização da NFC-e no Frente Avanço?


Sumário:



Solução:


A inutilização de numeração da NFC-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique a SEFAZ, até o 10º (décimo) dia do mês subsequente ao da ocorrência, os números de NFC-e que não foram utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NFC-e.

A inutilização de numeração só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NFC-e (autorizada, cancelada ou denegada).

Durante a emissão de NFC-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou do sistema do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. As NFC-e’s canceladas, denegadas e as de números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.
Para mais detalhes do funcionamento Completo de Inutilização de NFC-e, consulte o documento: " Manual | Procedimentos Completo Inutilização NFC-e Via Sistema ".


1 - Explicando a Inutilização de NFC-e no Frente Avanço e as Circunstâncias em que Ocorre


As inutilizações realizadas no Frente Avanço, são feitas de forma automática, não havendo a opção de realizar uma inutilização manualmente. 


Exemplo:

1º Tentativa de Transmissão:  Existe a  tentativa de transmissão de uma NFC-e com numeração 20, no qual por problemas técnicos de comunicação ou processamento das informações a nota não foi enviada ao tramitador. 

Emissão OFF-Line: A NFC-e é emitida offline com numeração diferente da original, numeração 21 por exemplo, para evitar a duplicidade da nota. Entretanto, será necessário imprimir o DANFE-NFCe em duas vias ou manter em local seguro (o arquivo digital), sendo impresso para apresentar ao fisco quando solicitado.

3º Transmissão: Resolvido o problema técnico, é realizado o processamento das pendências. A NFC-e n°21, transmitida para obtenção da autorização de uso e a NFC-e nº 20, será inutilizada pelo Frente, já que não foi realizada a sua transmissão e autorização na SEFAZ.


2 - Consultando as NFC-e Inutilizadas no Novo NF-e


Rotina:Inutilizações de número de nota fiscal eletrônica
Localização:Menu / Notas Fiscais / Inutilizações


Para consultar as NFC-e inutilizadas no Novo NF-e, acesse a localização indicada acima.



Significados do campos da imagem acima:


Campo
Descrição
Data envio:Data de envio da inutilização da numeração.
Série:Série do documento inutilizado.
Ano:Ano da inutilização do documento.
Modelo:

Modelo do documento inutilizado, sendo que por padrão, a NFC-e utiliza o modelo 65.

Número inicial:

Número inicial da faixa da (s) NFC-e inutilizada (s).

Número final:

Número final da faixa da (s) NFC-e inutilizada (s).

OBSERVAÇÃO: Por padrão, o Frente Avanço inutiliza uma NFC-e por vez, portanto a numeração final será a mesma da numeração inicial.
Justificativa:

Justificativa da inutilização, sendo que por padrão, o Frente Avanço utiliza a justificativa SALTO NA NUMERACAO.

Situação:

Situação da numeração na SEFAZ, sendo que a numeração inutilizada recebe a situação 102 - Inutilizacao de numero homologado.

Protocolo:Protocolo de inutilização da numeração.


Abaixo segue um exemplo de NFC-e que foram inutilizadas.



3 - Consultando o Retorno de uma NFC-e Após o Processamento das Pendências no Frente Avanço


3.1 - Frente Linux


No Frente Linux, ao realizar o processamento das contingências e pendências, é gerado um Log em CSV com o nome LogNFCE_LLCX (onde LL = nº da loja e CX= nº do caixa com 2 dígitos) que traz os campos:

        • Hora: Horário em que o reprocessamento foi realizado;
        • Chave de busca: Chave de busca da NFC-e reprocessada;
        • Nº da nota: Número da NFC-e;
        • Ação: Ação realizada pelo reprocessamento (Exemplo: consulta da chave da busca, retorno da consulta, retorno do cancelamento);
        • Resposta: Resposta obtida pela ação.

 

Este LOG é gerado no diretório /u/pdv/AAAAMMDD (onde AAAA= ano com 4 dígitos, MM = mês com dois dígitos e DD = dia com 2 dígitos.), sendo que a data refere-se ao dia em que o processamento está sendo realizado. 

 

Abaixo segue um exemplo de log gerado.



3.2 - Frente Windows 


No Frente Windows, ao realizar o processamento das contingências e pendências, é gerado um Log TXT com o nome LogNFCE_AAAAMMDD.LJCX (onde AAAA= ano com 4 dígitos, MM = mês com dois dígitos, DD = dia com 2 dígitos, LJ = loja com 2 dígitos e CX = série com 2 dígitos). 

Este LOG é gerado no diretório C:/PDVW/AAAAMMDD (onde AAAA= ano com 4 dígitos, MM = mês com dois dígitos e DD = dia com 2 dígitos.), sendo que a data refere-se ao dia em que o processamento está sendo realizado. 

 

Abaixo segue um exemplo de log gerado.