Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral07/03/2017Wellington FélixThatiana Paula
Integral28/12/2021Priscilla BárbaraJuliana Souza

Sumário:



Cadastrar CFOP no Sistema Integral


Os Códigos de Operações Fiscais e Prestações (CFOP) são atribuídos para entradas e saídas, conforme previsto no Anexo V do RICMS/SOP.

OBSERVAÇÃO: No momento da implantação do sistema Integral, uma tabela com o cadastro de CFOP's já existe na base de dados, caso seja necessário incluir um novo CFOP no sistema, entre em contato com sua contabilidade e preencha os campos de inclusão do novo CFOP de acordo com as orientações do contador.


1 - Cadastrando CFOP


Rotina:Tabela de CFOPs - Inclusão
Programa:FIS203
Localização:Administracao Fiscal / Tabelas / Fiscal - Codigos / Inclusao


Para cadastrar um CFOP acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.






Ao acessar a rotina Tabela de CFOPs - Inclusao preencha os campos conforme desejado.

OBSERVAÇÕES:

Em caso de dúvidas no preenchimento dos campos de inclusão do novo CFOP consulte a sua contabilidade.

Os campos que não forem obrigatórios poderão ser ignorados apertando a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.


No campo Codigo informe o código do CFOP que seja válido para a Receita Federal e aperte a tecla Enter.




No campo a frente do campo Codigo informe a descrição do CFOP que seja válido para a Receita Federal e aperte a tecla Enter.




No campo Tipo CFOP informe a letra correspondente a finalidade do CFOP, sendo: C - compra, D - devolução, V - venda, T - transferência, Q - perdas/quebras, N - consumo, ou O - outros.




No campo Inativo informe a letra S para que o CFOP seja inativo para movimentação, ou N para que seja ativo.




No segundo parâmetro do campo ApropICMS informe a letra S para que quando o ICM de entrada for maior que o ICM de saída o sistema apropriar o ICM de entrada, ou N para não apropriar.




No campo V10 informe a letra S para que o sistema aceite valor zerado para operações com este CFOP, ou N para não aceitar.

No campo BxPed informe a letra S para baixar pedidos com este CFOP, ou N para não baixar.




No campo Cl/For/Lj informe a letra correspondente ao emitente da NF-e, sendo: C - cliente, F - fornecedor, L - loja, O - comprador, U - centro consumo, ou V - vendedor.




No campo Cond.Pag informe o número correspondente a condição de pagamento padrão na NF-e para este CFOP, sendo: 1 - a vista, 2 - a prazo, ou 3- sem pagamento.




No campo Servico informe a letra correspondente ao tipo de movimentação dos itens com este CFOP, sendo: S - serviço, M - mercadoria, ou O - outros.




No campo CdInf informe o código da informação a ser enviada na NF-e e no Sped e aperte a tecla Enter.




No primeiro parâmetro do campo ICM informe a letra S para calcular o ICMS para movimentações com este CFOP, ou N para não calcular.

No segundo parâmetro do campo ICM informe a letra S para enviar o ICMS para o arquivo do Sped Fiscal, ou N para não enviar.

No terceiro parâmetro do campo ICM informe a letra S para exportar o ICMS próprio para os produtos ST para a contabilidade, ou N para não exportar.

OBSERVAÇÃO: Se o segundo parâmetro do campo ICM for definido com a letra N o terceiro parâmetro não será habilitado, porém, será aberto outro campo a frente para informar o CST a ser considerado no Sped Fiscal.





No campo CdObs informe o código da observação a ser enviada na NF-e e no Sped e aperte a tecla Enter.

No campo Pr informe o código correspondente ao tipo de preço para as movimentações com este CFOP, sendo: 1 - entrada, 2 - custo, 3 - PMZ, 4 - médio, 5 - venda, ou 6 - financeiro.




No primeiro parâmetro do campo GiroVenda informe a letra S para gerar o giro/venda, ou N para não gerar.

No segundo parâmetro do campo GiroVenda informe a letra S para gerar CMV (Custo da Mercadoria Vendida), ou N para não gerar.




No campo GFin informe a letra S para movimentações com este CFOP gere financeiro, ou N para não gerar.

No campo GCus informe a letra S para movimentações com este CFOP grave custo na entrada, ou N para não gravar.




No campo Dep/Gon/T informe a letra correspondente ao tipo de estoque para entrada e saída de produtos, sendo: D - depósito, G - gôndola/salão, ou T - troca.




No campo Ise informe a letra I para gravar isento se caso o CST do produto for igual a 41 (não tributado). Caso contrário, informe a letra N.

No campo Difal informe a letra S para calcular diferencial de alíquota na entrada, ou N para não calcular.




No campo DAPI Hor informe a linha correspondente ao CFOP no arquivo DAPI (com três dígitos).

No campo Ver aperte a tecla Enter para manter a configuração padrão 000 (configuração mais utilizada).

OBSERVAÇÃO: O campo Ver (vertical) só é preenchido conforme o modelo do DAPI. Se o modelo do DAPI utilizar somente linhas (horizontal), preencha somente o campo DAPI Hor.





No campo DACOON informe o código de ocorrência no DACON.




No campo Bonific informe a letra S se as movimentações com este CFOP for bonificada, ou N para não ser bonificada.




No campo PedidoObr informe a letra S para bloquear entrada de nota fiscal sem pedido, ou N para não bloquear.




No campo AtEst informe a letra S para atualizar estoque, ou N para não atualizar.

No campo Fic informe a letra S para atualizar a ficha estatística, ou N para não atualizar.




No campo Ap.IcmsST informe a letra S para apropriar ICMS no custo para produtos ST, ou N para não apropriar.




No campo Pis informe a letra S para que a relação Pis/Cofins gere no campo Outras, ou N para não gerar.




No campo Mod-BC informe o código da modalidade de determinação da base de cálculo do ICMS da NF-e (aperte a tecla F2 para consultar as opções do sistema).

No campo ST informe o código da modalidade de determinação da base de cálculo do ICMS ST da NF-e (aperte a tecla F2 para consultar as opções do sistema).

No terceiro parâmetro do campo Mod-BC/ST informe a letra S para apurar ST no Sped Fiscal, ou N para não apurar.




No campo Icms informe o CST ICMS (aperte a tecla F2 para consultar as opções do sistema).

No campo Ipi informe o CST IPI (aperte a tecla F2 para consultar as opções do sistema).

OBSERVAÇÃO: Caso forem preenchidos o sistema irá desconsiderar os valores dos campos Icms/Ipi configurador no cadastro do produto e passa a considerar os valores do cadastro de CFOP.





No campo Cofins o CST COFINS (aperte a tecla F2 para consultar as opções do sistema).

No capo Pis informe o CST de PIS (aperte a tecla F2 para consultar as opções do sistema).

OBSERVAÇÃO: Caso forem preenchidos o sistema irá desconsiderar os valores dos campos Cofins/Pis configurados no cadastro do produto e passa a considerar os valores do cadastro de CFOP.





No campo Ap-Pis informe a letra S para apropriar PIS, ou N para não apropriar.

No campo Co informe a letra S para apropriar COFINS, ou N para não apropriar.

OBSERVAÇÃO: Caso for preenchido o sistema irá desconsiderar o cadastro do produto e passa a considerar a configuração do cadastro de CFOP.


No quarto parâmetro do campo Ap-Pis/Co informe a letra S para excluir ICMS da base de cálculo PIS/COFINS conforme setado na identificação da matriz, ou N para não excluir.

IMPORTANTE: Para mais detalhes sobre a rotina identificação da matriz consulte o documento " Dúvida | Como Cadastrar Filial Rotina Identificação Matriz Integral? ".





No campo CSOSN informe o código do CSOSN para Simples Nacional.

O campo Tb será habilitado se o código CSOSN for informado. Uma vez habilitado informe o código da tabela do Simples Nacional.




No campo Nt.Bc.Pis informe o código da base de cálculo do crédito do PIS/COFINS referente a tabela 4.3.7 da Receita Federal.




No campo primeiro parâmetro do campo Tp.Cr.PIS informe o código do tipo de crédito PIS/COFINS referente a tabela 4.3.6 da Receita Federal.

No segundo parâmetro do campo Tp.Cr.PIS informe o código do tipo de crédito PIS/COFINS referente a tabela 4.3.6 da Receita Federal para CST tributado/não tributado.




No campo T.Ent/Rmv informe a letra S para validar o CFOP confrontando-o com a tributação do produto, ou N para não validar.




Ao ser exibida a pergunta " Confirma? " aperte a tecla Enter ou S para confirmar os dados do CFOP, ou N para cancelar.




Após a confirmação o novo CFOP estará incluso.


Veja abaixo, outras opções para rotinas de CFOP no sistema Integral:

Para alterar os campos de algum CFOP já cadastrado no sistema consulte o documento " Dúvida | Como Alterar Cadastro CFOP Integral? " e saiba como realizar esse procedimento.

Para excluir algum CFOP já cadastrado no sistema consulte o documento " Dúvida | Como Excluir Cadastro CFOP Integral? " e saiba como realizar esse procedimento.

Para verificar quais os códigos de CFOP estão cadastrados no sistema consulte o documento " Dúvida | Como Emitir Relatório CFOP Integral? "e saiba como realizar esse procedimento.