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SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Novo Avanço20/04/2020Priscilla BárbaraPriscilla Bárbara
Novo Avanço02/09/2020Priscilla BárbaraPriscilla Bárbara

Sumário:


Cliente no Novo Avanço


Neste manual será apresentado como incluir, alterar, pesquisar, configurar os campos de visualização, imprimir relatório e excluir clientes no sistema Novo Avanço.


1 - Gerenciando a Rotina de Clientes


1.1 - Incluindo um Cliente

Rotina:Clientes
Localização:Pessoas /  Clientes


Para incluir um cliente, acesse a localização citada acima.






Ao acessar a rotina Clientes, clique no símbolo de mais ( + ) envolto por um círculo, situado na lateral direita da parte superior, para incluir um novo cliente.




IMPORTANTE: A rotina apresenta 6 abas de cadastro, no qual para completar a inclusão do cliente será necessário acessar cada uma, pois algumas terão campos obrigatórios para serem preenchidos, sendo assim, a confirmação dos dados deverá ocorrer apenas no final do processo.


Na aba Informações Básicas, preencha o (s) campo (s), conforme desejado.

OBSERVAÇÕES:

  • Todos os campos com o símbolo de asterisco ( * ) são obrigatórios, ou seja, caso esses campos não forem preenchidos o sistema não confirmará os dados.
  • O campo Situação, refere-se se o cadastro do cliente ficará ativo ou inativo para ser utilizado nas rotinas do sistema. Para selecionar a opção, clique na seta do campo e, em seguida, na situação desejada.
  • A caixa de marcação Bloqueado deverá ser marcada quando se deseja bloquear o cliente para inviabilizar o mesmo de realizar compras.
  • O campo E-mail NF-e, é o e-mail para recebimento de notas fiscais, caso desejado.





Na aba Endereço, preencha o (s) campo (s) conforme desejado.

OBSERVAÇÕES:

  • Todos os campos com o símbolo de asterisco ( * ) são obrigatórios, ou seja, caso esses campos não forem preenchidos o sistema não confirmará os dados.
  • Ao informar o CEP, os campos Logradouro, Bairro, País, Estado e Cidade serão preenchidos automaticamente, porém, poderão ser alterados conforme a necessidade.





Na aba Financeiro, preencha o (s) campo (s) conforme desejado.

OBSERVAÇÃO: Todos os campos com a linha tracejada (Compras em Aberto, Limite Disponível, Primeira Compra em, Última Compra em e Total de Compras) não estão habilitados para preenchimento manual, os mesmos são preenchidos automaticamente pelo sistema de acordo as configurações e as compras realizadas.





Na aba Contatos, para informar uma ou mais lista de contatos, clique no sinal de mais ( + ) situado na lateral direita e, preencha o (s) campo (s) conforme desejado.

Uma vez inserido um contato, se desejar exclui-lo, clique no símbolo de lixeira situada na lateral direita, que só será criada após clicar na opção mais ( + ).

OBSERVAÇÃO: Após clicar no sinal de mais ( + ), alguns campos serão obrigatórios. Caso esses campos não forem preenchidos o sistema não confirmará os dados.





Na aba Autorizados, para informar uma ou mais lista de pessoas autorizadas, clique no sinal de mais ( + ) situado na lateral direita e, preencha o (s) campo (s) conforme desejado.

Uma vez inserido uma pessoa autorizada, se desejar exclui-lo, clique no símbolo de lixeira situada na lateral direita, que só será criada após clicar na opção mais ( + ).

OBSERVAÇÃO: Após clicar no sinal de mais ( + ), alguns campos serão obrigatórios. Caso esses campos não forem preenchidos o sistema não confirmará os dados.





Na aba Relacionamentos, para informar uma ou mais lista de relacionamento, clique no sinal de mais ( + ) situado na lateral direita e, preencha o (s) campo (s) conforme desejado.

Uma vez inserido um relacionamento, se desejar excluí-la, clique no símbolo de lixeira situada na lateral direita, que só será criada após clicar na opção mais ( + ).

OBSERVAÇÃO: Após clicar no sinal de mais ( + ), alguns campos serão obrigatórios. Caso esses campos não forem preenchidos o sistema não confirmará os dados.





Na aba Observações, clique no campo Escreva outras informações aqui e digite uma observação conforme desejado.

Após inserir todos os dados, clique na opção CONTINUAR para validar os dados e prosseguir, caso contrário clique na opção CANCELAR para abortar.

OBSERVAÇÃO: Para continuar incluindo mais cliente, sem sair da tela, clique na opção SALVAR +.





Se não existir inconsistências no cadastro, o sistema exibirá a mensagem de Dados salvos com sucesso!.

Para finalizar e sair da tela de cadastro, clique na opção SALVAR para gravar a inclusão do cliente, caso contrário clique na opção CANCELAR para abortar.




Ao sair da tela de Cadastro, o sistema exibirá a mensagem de Dados salvos com sucesso!.



1.2 - Alterando um Cliente


Para alterar um cliente criado, ao acessar a rotina Clientes, clique no símbolo de reticências ( ... ), situado na lateral direita da linha do cliente a ser alterado.

OBSERVAÇÃO: No exemplo deste documento, será alterado o cliente com descrição CLIENTE TESTE, porém, o procedimento será o mesmo para qualquer cliente.





Ao abrir a janela de opções escolha Alterar, conforme o exemplo abaixo.




No exemplo abaixo, foi alterado o campo Nome de CLIENTE TESTE para CLIENTE TESTE ALTERADO, porém, pode alterar qualquer campo que esteja habilitado, em qualquer aba.

Após alterar, clique na opção SALVAR para gravar os dados alterados, caso contrário clique na opção CANCELAR para abortar.




Ao sair da tela de Edição, o sistema exibirá a mensagem de Dados salvos com sucesso!.



1.3 - Pesquisando um Cliente


Para pesquisar um cliente, ao acessar a rotina Clientes, clique na caixa de diálogo Pesquisar e, digite o filtro desejado, conforme os exemplos abaixo.






Para visualizar todos os clientes novamente, clique no símbolo de X situado ao lado da caixa de diálogo Pesquisar, ou no símbolo da seta circular.


1.4 - Configurando os Campos de Visualização da Rotina Clientes


Para alterar os campos de visualização da rotina Clientes, clique no símbolo de pirâmide invertida, situado na lateral direita ao lado da caixa de diálogo Pesquisar, para selecionar os filtros desejados.
Esses filtros, são utilizados para exibir ou ocultar determinados campos de visualização dos dados referentes aos clientes.






Observe no exemplo abaixo que a grid original foram alterados de CÓDIGO, NOME, RAZÃO SOCIAL, CPF/CNPJ/IDENT.ESTRANGEIRO e E-MAIL para CÓDIGO e NOME.



1.5 - Imprimindo Relatório de Clientes


Para imprimir o relatório dos clientes na tela em formato A4, ao acessar a rotina Clientes, clique no símbolo de impressora, situado na lateral direita da parte superior.




O relatório conterá os dados dos cliente cadastrados. Nessa rotina é possível imprimir, abrir ou salvar o relatório de acordo com as abas.

Para retornar a tela anterior, clique na opção Voltar.



1.6 - Excluindo um Cliente


Para excluir um cliente criado, ao acessar a rotina Clientes, clique no símbolo de reticências ( ... ), situado na lateral direita da linha do cliente a ser excluído.

OBSERVAÇÃO: No exemplo deste documento, será excluído o cliente CLIENTE TESTE ALTERADO, porém, o procedimento será o mesmo para qualquer cliente.





Ao abrir a janela de opções escolha Excluir, conforme o exemplo abaixo.




O sistema exibirá a pergunta para confirmar a exclusão do registro selecionado, no qual para confirmar deverá clicar na opção Ok ou em Cancelar para abortar.




Em seguida, o sistema exibirá a mensagem de Removido com sucesso!