Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Frente Windows08/02/2021Priscilla BárbaraAmanda Elen

Sumário:



Configuração Importação Dados Classificação Mercadológica Produto Frente Windows


Neste manual, será explicado como configurar e importar os dados da Classificação Mercadológica no Produto no Frente Windows.

REQUISITOS: 

  • A configuração e Importação dos dados da Classificação Mercadológica do Produto, está disponível a partir da versão 7.4.50 do Frente Windows.
  • Sistema Integral na última versão do release, pois há impacto no layout de cupons, no que se refere a importação de vendas.


1 - Vinculando os Níveis de Classificação Mercadológica do Produto no Sistema Integral


Para realizar a importação dos dados da Classificação Mercadológica do Produto no Sistema Integral, será preciso fazer o processo de criar os níveis de Classificação Mercadológica e sua vinculação no sistema Integral, conforme será visto nos subtópicos seguintes.


1.1 - Incluindo os Níveis de Classificação Mercadológica no Integral  

Rotina:Departamento / Categoria / Subcategoria / Segmento / Subsegmento
Programa:EST119
Localização:Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Classificacao Estoque / Manutencao / Depto-categ-segmento / Manutencao


Para realizar o cadastro dos níveis de Classificação Mercadológica, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.




Caso possuir mais de uma loja configurada no cadastro de usuário, o sistema exibirá a janela de Filial, no qual deverá informar o número da loja que deseja cadastrar os níveis de Classificação Mercadológica.






Ao acessar a rotina, preencha os dados conforme desejado.




Abaixo segue os dados da tela acima.


CamposDescrição
Classificacao:Informe o código da classificação mercadológica.
Descricao:Informe a descrição da classificação mercadológica.
TabF/Env/ABC/SugP:

No primeiro campo (TabF), informe a letra S para que os itens com esta classificação podem divergir da tabela de fornecedor no pedido, ou N para não.

No segundo campo (Env), informe a letra S para que os itens com esta classificação sejam enviados para o PDV, ou N para não.

No terceiro campo (ABC), informe a letra S para que os itens com esta classificação entrem no cálculo para ABC de quantidade, ou N para não.

No quarto campo (SugP), informe a letra S para que os itens com esta classificação gerem sugestão de pedido, ou N para não.

Web:Informe a quantidade mínima que envia para vendas na Web.
Mg%:Informe a porcentagem da margem.
Ind/Adm%:

No primeiro campo (Ind), informe o índice para a filial definido como atacado.

No segundo campo (Adm%), informe a porcentagem do índice para a despesa administrativa.

Dg.:Informe os dias de giro.
Ds:Informe os dias de seguração para a venda Web.
ER:Informe a letra S para que os produtos com esta classificação emitem alerta de ruptura, ou N para não.
XDia:Informe os dias para auditar a última auditoria após esses dias.
C:Informe a letra correspondente ao grupo desta classificação, sendo: A - açougue, H - hortifruti, P - padaria, R - rotisseria, X - almoxarifado, ou O - outros.


Após preencher os dados, o sistema exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá apertar a tecla Enter ou S para confirmar e salvar os dados da classificação. O procedimento será o mesmo para os 5 níveis: Departamento (campo Depto), Categoria (campo Categ), Subcategoria (campo SCat), Segmento (campo Seg) e Subsegmento (campo SSeg).


OBSERVAÇÃO: Se uma classificação já estiver cadastrada ao informar o código o sistema exibirá a pergunta " Prossegue/Altera/Exclui? ", no qual para prosseguir para próxima classificação aperte a tecla Enter ou P, ou para alterar aperte a tecla A, ou se desejar excluir aperte a tecla E e depois a S para confirmar.


Abaixo segue um exemplo da tela do cadastro dos 5 níveis de Classificação Mercadológica preenchidas (os dados são meramente ilustrativos).



1.2 - Vinculando os Níveis de Classificação Mercadológica no Produto no Integral    


Rotina:Alteração
Programa:EST117
Localização:Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Cadastro de Produtos / Alteracao / Cadastro


Para vincular os níveis de Classificação Mercadológica no Produto, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.




Caso possuir mais de uma loja configurada no cadastro de usuário, o sistema exibirá a janela de Filial, no qual deverá informar o número da loja que deseja vincular os níveis de Classificação Mercadológica no cadastro de produtos.






Ao acessar a rotina, aperte a tecla F5 para consultar produtos com o 5 níveis. 

Observe no exemplo abaixo que antes de pressionar a tecla F5, a rotina possui os campos de classificação Setor, Grupo, Subgrupo, Secao, Grupo e Subgrupo




Após apertar a tecla F5 a rotina altera os campos de classificação citados anteriormente para DeptoCategoriaSubCategSegmento SubSeg, conforme pode ser visto no exemplo abaixo.

Com o cursor do teclado posicionado no campo Codigo, informe o código do produto (sem o dígito verificador) que deseja realizar a vinculação dos níveis de Classificação Mercadológica e, aperte a tecla Enter.

OBSERVAÇÃO: Se desejar consultar o produto para saber o código correto acesse a rotina em Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Cadastro de Produtos / Consulta de Produtos (ou F3 / Produtos / Cadastro). Para mais detalhes, consulte o documento Dúvida | Como Consultar Cadastro Produtos Integral? .  





Em seguida, aperte a tecla de número 4 para alterar a Classificação. 




O cursor do teclado será posicionado no primeiro campo Depto, no qual deverá preencher com a classificação desejada (visto no tópico 1.1 Incluindo os Níveis de Classificação Mercadológica no Integral) e, aperte a tecla Enter para seguir para o próximo campo, se não for automaticamente.

Em seguida, repita o procedimento para os demais campos (Categoria, SubCateg, Segmento e SubSeg).




Abaixo segue um exemplo da tela preenchida (os dados são meramente ilustrativos).




Ao concluir a vinculação, o sistema retornará para a classificação anterior (Setor, Grupo, Subgrupo, Secao, Grupo e Subgrupo). Em sequência, aperte a tecla Enter até confirmar a primeira tela, conforme os dois exemplos a seguir.






Ao ser exibida a tela PRODUTO/EAN, aperte a tecla Esc.




Ao abrir a tela DADOS COMPLEMENTARES, aperte a tecla Enter para prosseguir e, finalizar a vinculação.

Se desejar alterar algum campo, aperte a tecla A, altere os campos desejados e, aperte a tecla Enter até confirmar.



1.3 - Exportando o Produto do Integral para o Supervisor


Rotina:Exportação / Importação
Programa:EXP729
Localização:Exportar - importar arquivo / Frente Avanco / Exportar / Produtos / a partir do cadastro


Para realizar a exportação do Produto, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.






Ao acessar a rotina, no campo Loja Destino, informe o código da loja que receberá a carga. Caso deseja configurar as outras informações acima, será necessário utilizar as setas do teclado para voltar nos campos anteriores. No campo Selecionar, é um dos campos para definir se a carga será Parcial ou Total, no qual informando a letra S irá gerar a exportação Parcial (e o sistema solicitará os produtos desejados a final), ou informando a letra N irá gerar a exportação Total.

Em seguida, pressione a tecla Enter para percorrer os demais campos até alcançar os campos Alterado Após (com dois dígitos para dia, mês e ano) e Categoria...a, nos quais poderão preenchê-los com uma data de alteração dos produtos e/ou uma faixa de categoria, respectivamente. Se não desejar informar esses campos, apenas aperte a tecla Enter até confirmar.






Se o campo Selecionar foi definido com a letra S o sistema abrirá uma tela para inserir os itens, conforme o exemplo abaixo (caso contrário a rotina será finalizada na tela acima).

No campo Item, informe o código do item desejado (com o digito verificador) e, aperte a tecla Enter.




Ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou S para confirmar a inserção do produto.




Após confirmar o cursor do teclado retornará para o campo Item, no poderá inserir mais itens repetindo o procedimento descrito anteriormente.

Para finalizar, aperte a tecla Esc.




Após apertar a tecla Esc, o sistema exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá apertar a tecla Enter ou S para confirmar a exportação da carga dos produtos para o Supervisor.



2 - Executando a Carga de Produtos do Integral no Supervisor


2.1 - Importando a Carga de Produtos no Supervisor 


Rotina:Importação de Arquivos
Localização:Importação / Retaguarda


Para realizar a importação Parcial ou Total, acesse a localização citada acima. 




Ao acessar a rotina, marque as opções Produtos e Gerar log da importação de produtos

Em seguida, clique no comando Importar para realizar a importação dos produtos.

OBSERVAÇÕES:

  • Se no campo Digite o caminho dos arquivos de dados estiver vazio, preencha com IP do computador onde o Integral fez a exportação do Produto e aperte a tecla Enter para salvá-lo.
  • A opção Não gerar arquivo (s) para o (s) caixa (s) pode ser marcada se não desejar enviar a carga total de produtos para os caixas no mesmo momento. Entretanto, uma vez marcada, a carga ficará apenas no Supervisor, sendo necessário realizar a exportação para os caixas quando desejado.





Após a importação, o sistema exibirá a mensagem " Importação Finalizada! ", no qual deverá clicar na opção OK, para sair da tela de importação.  



2.2 - Verificando a Classificação Mercadológica do Produto Importado   


Rotina:Cadastro de Produtos
Localização:Produtos


Na aba lateral, clique na opção Produtos.




Ao abrir a tela Cadastro de Produtos, clique no ícone de binóculo, situado na lateral esquerda, para definir o modo de busca dos produtos.




Ao abrir a tela Pesquisa indexada em Cadastro de Produtos, na coluna índice clique na opção desejada para o tipo de código de consulta do produto. Na coluna Operadores, clique na opção desejada para o sistema considerar ao digitar o código do produto. Em seguida, clique no ícone v (cor verde) para confirmar as configurações.




No exemplo deste documento foi selecionado a opção de Código Barras para consultar o produto. Sendo assim, no campo Código Barras, informe o EAN do código do produto (senão existir, digite o código interno).

Logo após carregar os dados do produto escolhido, clique na aba Classificação.




Posteriormente, o sistema exibirá na tela os dados da Classificação Mercadológica do produto consultado.



2.3 - Exportando as Alterações Realizadas para os Caixas Windows


OBSERVAÇÃO: A execução deste tópico, somente será necessária caso a opção Não gerar arquivo (s) para o (s) caixa (s) (visto no tópico 2.1 - Importando Produtos no Supervisor) tiver sido marcada, caso contrário, desconsidere. 


Rotina:Gerando Arquivos para: Windows
Localização:Exportação / Frente Avanço (Linux/Windows)


Para exportar as alterações para os caixas, acesse a localização citada acima. 




Ao acessar a rotina, marque a opção Banco de Dados PAF/ECF Windows e, depois no comando Exportar.