Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral17/02/2021Priscilla BárbaraÉrica Santos

Dúvida:


Como Informar o Código de Barras do Boleto no Lançamento da Nota Fiscal de do Serviço no Integral?


Sumário:



Solução:


1 - Lançando Nota Fiscal de Serviço


Rotina:Serviço - Inclusão
Programa:MOV224
Localização:

Administracao Materiais / Gestao Estoque / Gerenciamento filial / Entradas e Saidas / Movimentacao / Entrada / Compra / Servico


Para lançar a Nota Fiscal de Serviço, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.

OBSERVAÇÃO: Para a finalidade deste documento será apresentado somente as telas principais da rotina. Para mais informações de como lançar a nota de serviço, consulte o documento Manual | Lançamento Nota Fiscal Serviço Composição Desconto Impostos Integral.





Caso possuir mais de uma loja configurada no cadastro de usuário, o sistema exibirá a janela de Filial, no qual deverá informar o número da loja que deseja lançar a nota fiscal de serviço.






Ao abrir a janela de referência, se a data não estiver correta digite a letra N (para não confirmar) e, em seguida informe o mês e o ano desejados (com dois dígitos cada) nos campos correspondentes e, aperte a tecla Enter ou S para prosseguir para a próxima tela.






Ao acessar a rotina, preencha os dados conforme desejado.




Abaixo segue a descrição dos campos importantes da tela acima:


CamposDescrição
Nota:

Informe o número da Nota Fiscal que será lançada.

Ser/Especie:

Informe a série e a espécie do Documento Fiscal.

OBSERVAÇÃO: No campo Série informar apenas números, mesmo que existam letras, exemplo: nota fiscal da Cemig geralmente a série possui a letra U. Se na Nota não existe série e/ou espécie deixar os campos em branco.
Sub-Serie:Informe a sub série do Documento Fiscal, caso exista na Nota Fiscal impressa.
Aliquota%:Esse campo refere-se à Alíquota de ICMS. Caso a Nota Fiscal de Serviço seja tributada pelo ICMS e gerar crédito desse imposto para quem está contratando o Serviço, a alíquota para cálculo do mesmo deverá ser informada nesse campo. Um exemplo de Nota Fiscal de Serviço tributado pelo ICMS é a NF de Energia, porém nem todo mundo pode apropriar-se do mesmo. Para saber se poderá fazer a apropriação de tal imposto deverá consultar sua contabilidade.
Cod.Fiscal:

Informe o Código Fiscal da Operação, sendo: 1 - com crédito de ICM (só aceitará esse código se for informada a alíquota no campo anterior), 2 - sem crédito de ICM, isentas ou não tributadas, 3 - sem crédito de imposto, ou Outras, ou 4 - substituição tributaria

OBSERVAÇÃO: Alguns tipos de serviço não geram crédito de ICM, sendo necessário verificar se há ou não, para efetuar corretamente o lançamento da nota.
Fornecedor:Informe o código do fornecedor (Prestador do Serviço) com o dígito verificador e, aperte a tecla Enter.
CFOP:

Informe o CFOP correspondente ao tipo de serviço que está sendo lançado.

Cl.Contabil:

Informe o Código Contábil para o lançamento.

OBSERVAÇÃO: Esse campo deverá ser preenchido por quem utiliza o Contábil da Avanço.
Modelo Fiscal:

Informe o modelo da Nota Fiscal de acordo com a Tabela de documentos, ou aperte a tecla F2 para visualizar a Tabela com os modelos já cadastrados.

OBSERVAÇÃO: Se a nota Fiscal for lançada sem o Modelo ela não será enviada para o Sped Fiscal, somente para o Sped PIS COFINS.
Comprador:Informe o código do comprador cadastrado no sistema.
Tipo Operacao:

Informe a letra correspondente ao tipo de operação, sendo: F - para serviço contratado, ou L - para serviço prestado.

Cod. Sit.Doc:

Informe o código da situação do Documento Fiscal, sendo: 0 - documento regular, ou 1 - documento cancelado.

Apropria Pis/Cofins:Informe a letra S se a nota apropriar de PIS COFINS, ou N se não apropriar.
Emissao:Informe a data de emissão da nota fiscal (com dois dígitos para dia, mês e ano) e, aperte a tecla Enter.
Entrada:Informe a data de entrada da nota fiscal (com dois dígitos para dia, mês e ano) no sistema e, aperte a tecla Enter.
Exc/Conc:Informe a data de conclusão do serviço da nota fiscal (com dois dígitos para dia, mês e ano) e, aperte a tecla Enter.
Chave NFe:Se no campo Modelo Fiscal for informado um modelo que exige chave eletrônica (como por exemplo modelo 57) será necessário informar a chave da mesma nesse campo.
Loc.Ex.Serv:Informe o local de execução do serviço, sendo: 0 - no país, ou 1 - no exterior.
Base Calculo:Se o campo Aliquota for informado será necessário preencher a base de Cálculo do ICMS nesse campo.
Vl.ICMS:Este campo é calculado automaticamente a partir da Base de Cálculo do ICMS informado.
Isentas:

Informe o valor da parcela Isenta da Nota Fiscal, se existir.

Outras:Informe o valor da parcela Não tributada da Nota Fiscal, se existir.
Vl.Cont:Este campo é preenchido automaticamente ao informar os campos: Base Calculo, Isentas, Outras, Sub. Trib.
Sub.Trib:Informe o valor da Substituição Tributária, se existir.
Imp.Retido:Informe se existe Retenção de Imposto na Nota Fiscal de Serviço que está sendo lançada. Identificar com a opção S (sim) ou N (não). Normalmente, a opção mais utilizada é N.
Vl.Desc:Informe o valor do desconto, se existir.
Ind-Frete:Informe o código correspondente ao tipo de frete, sendo: 0 - emitente, 1 - destinatário ou remetente, 2 - terceiros, ou 9 - sem cobrança.
Ind-Obra:Informe o código correspondente ao tipo de obra da nota fiscal, sendo: 0 - não é obra de construção civil, 1- empreitada total, ou 2 - empreitada parcial.


Assim que preencher os campos citados no quadro acima, o sistema exibirá a pergunta " NF possui mais de um item? ", no qual deverá informar a letra S para sim ou N para não.

Em sequência, o sistema exibirá a pergunta " Nota Fiscal possui informacoes para EFD-Reinf? ", no qual deverá informar a letra S para sim ou N para não.

Logo após, será exibido na tela as composições de desconto, aperte a tecla Esc para sair da tecla de visualização da composição de desconto dos impostos.

Ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou S para confirmar os dados da primeira tela, conforme a tela abaixo (os dados meramente ilustrativos).




Ao confirmar a primeira tela, o sistema abrirá a tela referente ao lançamento do item de Serviço, no qual deverá preencher conforme desejado.




Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima:


CamposDescrição
Item:Informe o código interno do item que se refere ao Serviço (com o dígito verificador) e, aperte a tecla Enter.
Tp.Serv:Informe o tipo de serviço conforme a tabela da EFD-Reinf, ou aperte a tecla F2 para verificar as opções cadastradas.
CST PIS/COF/ICM:O sistema preencherá esse campo automaticamente de acordo com o cadastro de produto. Porém, se desejar alterar, no primeiro campo informe o CST de PIS, no segundo campo informe o CST COFINS e, no terceiro campo informe o CST de ICMS.
Tip.Cred.PIS/Cof:O sistema preencherá esse campo automaticamente de acordo com o cadastro de produto. Porém, se desejar alterar, informe o tipo de crédito PIS COFINS.
Valor Item:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.
Base Calculo:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.
Isentas:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.
Substituicao:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.
Valor Desconto:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.
Valor Icms:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.
Outras:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.
Bc.Calc.Pis:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.
Aliq.PIS/PASEP:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.
Valor Pis:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.
Nat.Bc/Ft. PIS:

No primeiro campo (Nat.Bc), informe o código da natureza de acordo com a Tabela de Códigos 4.3.7, ou aperte a tecla F2 para visualizar as opções cadastradas no sistema.

No segundo campo (Ft.PIS), informe o código da natureza do frete contratado (para as notas fiscais de transporte), ou aperte a tecla F2 para visualizar as opções cadastradas no sistema.

Bc.Calc.Cofins:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.
Aliq. Cofins:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.
Valor Cofins:Esse campo é preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.
Ft.COFINS:Para Notas Fiscais de Transporte, informe a Natureza do Frete contratado (COFINS), ou aperte a tecla F2 para visualizar as opções cadastradas no sistema.
Centro de Custo:Informe o código referente ao Centro de Custo, somente se usar o Sistema Contábil Avanço.
Ind.Orig.Cred:Informe o Indicador da Origem do Crédito.
Observacao:Informe a Observação referente ao Documento que será gravado no Fiscal para futura consulta Financeira, caso necessário.


Para prosseguir e passar para o próximo campo sempre aperte a tecla Enter.

Assim que preencher os dados citados no quadro, ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou a letra S, conforme o exemplo abaixo (os dados são meramente ilustrativos).




Em seguida, o sistema retornará o cursor para o campo Item, no qual poderá lançar mais produtos de serviço se houver na nota. Caso não tenha, aperte a tecla Esc.

Após apertar a tecla Esc, o sistema exibirá a pergunta " Encerra Itens? ", no qual deverá informar a letra S para sim, ou N para não.

Ao ser exibida a pergunta " Encerra Itens? ", aperte a tecla Enter ou a letra S.

Após a finalização da inclusão do item o sistema abrirá a tela para lançamento do Financeiro do Fornecedor do Serviço, no qual deverá preencher conforme desejado.




Dados importantes da tela acima:


CamposDescrição
Tipo:Informe o tipo gerencial do Serviço prestado pelo Fornecedor.
Com Boleto:Informe a letra S para o sistema habilitar o campo Boleto para digitar o código de barras, ou N para não habilitar.
Tp.Cobranca:Informe o código correspondente ao tipo de cobrança.
Forma Pag:Informe o código correspondente a forma de pagamento.
Boleto:Esse campo será habilitado somente se o campo Com Boleto for definido com a letra S. Uma vez habilitado, digite o código de barras do lançamento.


Assim que preencher os dados citados no quadro, ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou a letra S, conforme o exemplo abaixo (os dados são meramente ilustrativos).




Quando o código de barras é inserido no lançamento da nota de serviço, o financeiro lançado no contas a pagar já fica marcado, não sendo necessário acessar o financeiro para marcar o boleto.

Para saber mais sobre a marcação de boletos consulte o documento Dúvida | Como Marcar Boleto Pagamento Escritural Integral?.