Sistema | Última Atualização | Autor | Técnico |
---|---|---|---|
ServUni | 15/03/2017 | Wellington Félix | Kennedy Alves |
Dúvida:
Como configurar o programa ServUni?
Solução:
Após realizar a instalação do ServUni é necessário configurá-lo. Essa configuração irá automatizar o processo de atualização dos itens nos terminais, ou seja, toda vez que uma carga for enviada pelo sistema Supervisor, os terminais também serão atualizados no mesmo instante.
Configuração do ServUni
Execute o ícone de atalho do ServUni, após a instalação esse ícone estará na área de trabalho do sistema Windows. Caso a mensagem abaixo apareça, clique em Ok, essa mensagem indica que nenhum banco de dados foi configurado no aplicativo ServUni até o momento.
Mensagem de Configuração
Em seguida, a tela inicial do aplicativo será exibida.
Tela Inicial
Clique na opção Configurações e depois em Configurar ODBC.
Acessando Configuração ODBC
Tela de Configuração ODBC
No tópico Fonte de dados de usuário, clique na opção Adicionar.
Acessando Fonte de dados de usuário
Tela de Seleção de Driver
Selecione o Driver Driver do Microsoft Acess (*.mdb) e clique em Concluir.
Selecionando Driver
Na tela seguinte, no campo Nome da fonte de dados:, dê um nome qualquer a fonte de dados.
Informando Nome para Fonte de Dados
Clique na opção Selecionar.
Acessando Menu Selecionar
Tela de Seleção do Banco de Dados
Na tela seguinte, acesse a pasta ServUni2 e depois a pasta BD. Em seguida, selecione o bando de dados BDServUni.mdb e clique em Ok.
Selecionando Banco de Dados
Na tela de Configurar ODBC para Microsoft Access, clique em Ok. Também clique em Ok na tela de Administrador de fonte de dados ODBC.
Confirmando Configurações
Observação: Note que, em Fontes de dados de usuário, no campo Nome, deve conter o nome que informamos anteriormente (Banco_Terminais) e também o driver Driver do Microsoft Acess (*.mdb).
De volta à tela inicial do aplicativo ServUni, selecione Configurações e depois Configuração do banco de dados.
Acessando Configuração do Banco de Dados
Tela de Configuração do Banco de Dados
Primeiramente, clique no botão Atualizar lista de Alias, e no campo Alias Name, selecione o nome de fonte de dados que criamos anteriormente.
Atualizando Lista de Alias
Observação: Ao selecionar o nome da fonte de dados criada, o aplicativo ServUni irá solicitar o cadastro de um User Name e um Password. Caso isso aconteça, apenas clique na opção Ok deixando os campos vazios.
Solicitação de Cadastro de Login
Ao selecionar a fonte de dados criada, algumas tabelas serão exibidas no campo Lista de Tabelas. Selecione a tabela Product e clique no botão <===, marque a opção Usar banco de dados TXT e então, clique no botão Enviar.
Selecionando Tabela Product
Marcando Opção Usar Banco de Dados TXT
O aplicativo irá retornar a mensagem abaixo, clique em Ok.
Confirmação
Após a confirmação acima, clique na aba Banco de Dados Geral.
Acessando Banco de Dados Geral
Tela de Banco de Dados Geral
Clique no botão Atualizar lista de Alias e no campo Alias Name, selecione a fonte de dados que criamos anteriormente.
Atualizando Lista de Alias
Observação: Como citado anteriormente, o aplicativo ServUni solicitará o cadastro de um User Name e um Password, não preencha nenhum dos campos e clique em Ok.
Solicitação de Cadastro de Login
Agora, selecione a tabela Log no campo Lista de tabelas e clique no botão <===, marque a caixa de nome Log e clique no botão Enviar.
Selecionando Tabela Log
Marcando Opção Log
Observação: Ao ativar a opção de Log, o aplicativo ServUni irá exibir na tela Inicial, na aba Log od produtos que estão sendo consultados nos terminais.
Tela de Log
Ao clicar em Enviar, uma mensagem de confirmação será exibida, cliquem em Ok.
Confirmação
Ao término, o aplicativo ServUni estará configurado, o próximo passo, será configurar o sistema Supervisor para enviar um arquivo contendo as alterações de itens (Carga) para o ServUni no momento que essas alterações de itens (Carga) for enviada aos caixas.
Consulte o manual Dúvida | Como Configurar Terminal Consulta Gertec Supervisor? e saiba como realizar essa configuração.