Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Mercafácil26/02/2019Priscilla BárbaraNilma Almeida
Mercafácil09/06/2021Priscilla BárbaraSamuel Silva

Dúvida:


Como Cadastrar Tabela de Preços para Clientes Mercafácil?

Sumário:



Solução:

                                                                                               

1 - Cadastrando Atividade


A Atividade Mercafácil poderá ser cadastrada para que possa ser informada na Tabela de Preços e gravada na importação de Cadastro de Clientes Mercafácil.


OBSERVAÇÃO: O campo Atividade, entretanto, não é obrigatório, porém, se o mesmo não for preenchido ele não será gravado no Cadastro do Cliente importado (documento: " Manual | Configurações Cadastro Clientes Mercafácil Integral ").


Rotina:Tabela de Atividades
Programa:CBA102
Localização:Cadastros Basicos / Tabelas / Atividades / Manutencao


Para cadastrar a Atividade Mercafácil, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.




Ao acessar a rotina TABELA DE ATIVIDADE, preencha os campos conforme desejado.




Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima:


CamposDescrição

Codigo:

Informe o código para a Atividade.


OBSERVAÇÃO: É recomendado seguir o sequencial dos códigos existentes no sistema.
Descricao:Informe uma descrição desejada para a Atividade.
Liberado:Informe S para liberar vendas para os clientes e fornecedores com impedimentos financeiros, ou N para não liberar.
Atacadista:Informe S se o cliente / fornecedor for atacadista ou N se não for.
Em aberto:Informe S para que os clientes e fornecedores vinculados à essa atividade, sejam exibidos no relatório do módulo financeiro, ABERTOS EM... ou N para não serem exibidos.
Licitacao:Informe S se o cliente ou fornecedor participar de atividade de licitação, ou N se não participar.
Desconto %:Informe o percentual de desconto que o cliente possui nas notas fiscais ou deixe vazio.
Coligada:Informe S se a empresa for coligada (não possui CNPJ de filial, mas executa formas de atividades iguais a empresas que são filiais) ou N se não for coligada.
Retencao:Informe S se o cliente possuir retenção de tributos e contribuições na emissão de documentos fiscais (se for Órgão Público Federal), ou N para não.
Isento(ICMS):Informe S se o cliente for isento de ICMS na emissão de documentos fiscais, ou N se não for isento.
Ut. Desc:

Informe S para mover o preço de promoção para o preço de venda (considerado nas rotinas de inclusão de pedido e saída faturamento) ou N para não mover.

OBSERVAÇÕES: Esse campo será habilitado se o parâmetro DescAut estiver com S (caminho: Menu Principal / F5 / Administ. de Materiais / Movimentacao / Saidas / Outras).
Neste caso o preço promocional já é considerado como desconto e, desta forma serão zerados os campos de desconto do item.
Desc. Medio:

Informe S para utilizar um dos preços cadastrados na rotina de vários preços ou N para não utilizar.

OBSERVAÇÃO: Esse campo será habilitado se o parâmetro Ut.Desc estiver com S.
Funcion:Informe S para identificar se o cliente ou fornecedor é funcionário da empresa ou N se não for.
Desc. ICMS:Informe S para indicar que o cliente possui desconto de ICMS para emissão de documentos fiscais (clientes enquadrados em regulamento especifico de ICMS) ou N se não possuir.
Ignora Fr:Informe S para que os clientes vinculados à essa atividade sejam ignorados pela ECF ou N para não serem ignorados.
Lib. SemPe:Informe S para que os fornecedores vinculados à essa atividade sejam liberados do pedido de compra ou N para não.
Cons. Fin:Informe S para indicar que o cliente é consumidor final ou N se não for.
Fidelidade:Informe S para indicar que o cliente participa de programa de fidelidade, ou M para indicar que o cliente participa da integração mercafácil.


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar a inclusão da tabela de atividade, conforme o exemplo abaixo.



Após a inclusão da atividade, o usuário deverá cadastrar a Tabela de Preços Mercafácil, para que o sistema vincule a tabela ao cliente, conforme o tópico seguinte.


2 - Cadastrando Tabela Mercafácil


Rotina:Tabela de Preços
Programa:EST406
Localização:Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Gerenciamento Filial / Tabelas de Precos / Inclusao


Para cadastrar a Tabela de Preços Mercafácil, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.




Ao acessar a rotina, no campo Tabela aparece o número da próxima tabela disponível no sistema. No campo à frente desse número, informe o nome da tabela Mercafácil.



Em seguida, no campo Validade, pressione a seta para cima do teclado para alcançar o campo Tipo de Grupo, no qual deverá preenchê-lo com a letra M (referente a Mercafácil).



Ao voltar para o campo Validade, informe uma validade para a Tabela de Preços e em seguida, preencha o campo Atividade com a atividade cadastrada anteriormente no tópico 1 - Cadastrando Atividade.



Em sequência, informe os itens e os preços a serem aplicados para o cliente Mercafácil. Ao finalizar a inclusão de todos os itens, pressione a tecla Enter até confirmar a nova tabela, conforme o exemplo abaixo.



Após a configuração da tabela, deverá realizar a importação dos clientes Mercafácil (para mais informações, consulte o documento: " Manual | Configurações Cadastro Clientes Mercafácil Integral ").


3 - Consultando o Cadastro de Clientes Mercafácil


Após seguir os passos do tópicos anteriores, todos os clientes Mercafácil que forem importados, gravarão a Atividade e a Tabela de Preços em seu cadastro.


Rotina:Clientes - Alteração
Programa:CBA031
Localização:Cadastros Basicos / Clientes / Alteracao / Geral


Para acessar a Alteração do Cadastro de Cliente, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.






Ao acessar a rotina Clientes - Alteracao, no campo Codigo informe o código do cliente da Mercafácil (com o dígito verificador) e, aperte a tecla Enter para carregar seus dados.



Observe na primeira tela da rotina que no campo Atividad gravou o número da atividade cadastrada no primeiro tópico deste documento.



Em seguida, pressione a tecla Enter para percorrer pelos campos até alcançar a tela dos DADOS COMPLEMENTARES. Na tela, observe que no campo Tabela de Preços gravou o número da tabela inclusa no segundo tópico deste documento.

Novamente pressione a tecla Enter para percorrer pelos campos até confirmar a rotina.



IMPORTANTE: Para que a Tabela de Preços seja aplicada no Frente de Loja o cliente deverá ser identificado no início da venda.