SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral26/05/2021Priscilla BárbaraJuliana Souza

Dúvida:


Como Emitir o Relatório das Notas de Compra de Produtor Rural com Informações do Evento R-2055 do REINF no Integral?


Sumário:



Solução:


Neste relatório será exibido todas as notas fiscais lançadas na rotina de entrada compra, no qual será disponibilizado em dois formatos, sendo: em formato .PDF e no formato .CSV.


1 - Emitindo o Relatório das Notas de Compra de Produtor Rural com Informações do Evento R-2055 do REINF

Rotina:Relatorio R-2055 - Produtor Rural
Programa:SPD338
Localização:SPED EFD - NFe NFCe / Reinf / relatório R-2055


Para emitir o relatório, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.






Ao acessar a rotina, preencha os campos conforme desejado.




Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima:


Campos

Descrição

Loja:Informe o código da loja (com dois dígitos), que esteja cadastrada no sistema, no qual deseja gerar o relatório.
Fis/Jur:Informe a letra correspondente ao tipo de fornecedor, sendo: F - pessoa físicaJ - pessoa jurídica, ou T - total (ambos).
Tot.Forn:Informe a letra S para que no relatório seja totalizado por fornecedor, ou a letra N para não totalizar.
Perclnss:

Esse campo é preenchido automaticamente com a alíquota de Funrural padrão previamente definida, que será calculada no relatório. Se não existir a alíquota ou desejar alterar o campo, utilize a seta do teclado para cima e, preencha o campo conforme desejado.

OBSERVAÇÃO: Para definir a alíquota de funrural acesse o caminho: Menu Principal (F5) / Administ. Materiais / Pedidos-debitos-central / Fornecedor. Ao acessar a rotina, aperte a tecla Enter até alcançar o campo Perc% PedPedra-Produtor R, no qual deverá informar a alíquota Funrural que será padrão para descontos de Funrural do produtor rural. Depois aperte a tecla Enter até confirmar a alteração realizada.


FUNRURAL:

Esse campo é preenchido automaticamente com a alíquota de contribuição na rotina de parâmetros no sistema para cálculo da mesma.

OBSERVAÇÃO: Para mais detalhes de como configurar a alíquota, consulte o tópico 1 do documento Dúvida | Como Configurar Sistema Gerar Evento R2055 REINF Produtor Rural Pessoa Física Integral?.


SAT:

Esse campo é preenchido automaticamente com a alíquota de contribuição configurada na rotina de parâmetros no sistema para cálculo da mesma.

OBSERVAÇÃO: Para mais detalhes de como configurar a alíquota, consulte o tópico 1 do documento Dúvida | Como Configurar Sistema Gerar Evento R2055 REINF Produtor Rural Pessoa Física Integral?.


SENAR:

Esse campo é preenchido automaticamente com a alíquota de contribuição configurada na rotina de parâmetros no sistema para cálculo da mesma.

OBSERVAÇÃO: Para mais detalhes de como configurar a alíquota, consulte o tópico 1 do documento Dúvida | Como Configurar Sistema Gerar Evento R2055 REINF Produtor Rural Pessoa Física Integral?.


Data de...a...:

No primeiro campo (Data de), informe o período inicial da entrada das notas com alíquota de produtor rural (dois dígitos para dia, mês e ano) e, aperte a tecla Enter. No segundo campo (a), informe o período final (dois dígitos para dia, mês e ano) e, aperte a tecla Enter para prosseguir.

OBSERVAÇÃO: O sistema só permitirá informar o período que houve notas fiscais com informações do REINF, caso contrário, não sairá desse campo.


Arq/Impr:

Informe a letra A para gerar um arquivo, ou a letra para imprimir direto na impressora.

Spool:

Informe um nome que deseja para o relatório, caso tenha escolhido na opção anterior e, pressione a tecla Enter. Caso contrário carregará neste campo o nome da impressora selecionada.


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar e gerar o relatório.




Em seguida, para visualizar o relatório pressione a tecla F8, informe o nome dado ao Spool e, pressione a tecla Enter para visualizá-lo na tela.






Se desejar visualizar em pdf, em seguida deverá pressionar a tecla P e depois a tecla Enter até confirmar.




Acesse o diretório /u/rede/rel-pdf no servidor da Avanço e, CLIQUE no arquivo (nome informado no campo Spool), conforme o exemplo abaixo.




Acesse o diretório /u/rede/csv no servidor da Avanço e, CLIQUE no arquivo (nome informado no campo Spool), conforme o exemplo abaixo.




Abaixo segue a descrição das colunas do relatório gerado:


ColunasDescrição
Loja:Refere-se ao código da loja responsável pela entrada da nota fiscal de produtor rural.
Data:Refere-se a data de emissão da nota fiscal de produtor rural.
CNPJ:Refere-se ao CNPJ/CPF do fornecedor da nota fiscal de produtor rural.
Nome Forn.:Refere-se ao nome do fornecedor da nota fiscal de produtor rural.
Nota:Refere-se ao número da nota fiscal.
Valor NF:Refere-se ao valor da nota fiscal.
Vl.Funrural:Refere-se ao valor do funrural da nota fiscal.
Vl.INSS:Refere-se ao valor do INSS da nota fiscal.
Vl.RAT:Refere-se ao valor do RAT (Risco Acidente de Trabalho).
Vl.SENAR:Refere-se ao valor do SENAR.
Ind. Aqs:Refere-se ao indicativo de aquisição de produtor rural, sendo: 1 - Aquisição produção produtor rural pessoa física ou segurado especial em geral, 2 - Aquisição produção produtor rural pessoa física executora do programa PAA, 4 - Aquisição produção produtor rural pessoa física segurado especial produção isenta, 5 - Aquisição produção produtor rural pessoa física ou segurado especial geral do programa PAA isento, e 7 - Aquisição produção produtor rural pessoa física ou segurado especial para fins de exportação.
REINF:

Refere-se que o sistema está parametrizado para enviar os dados para EFD Reinf se estiver com a letra S, ou se estiver com a letra N está parametrizado para não enviar.

Situacao:Refere-se ao indicativo de envio do evento R-2055 do REINF.