SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral16/08/2017Wellington FélixWellington Félix
Integral17/09/2020Priscilla BárbaraPriscilla Bárbara
Integral15/12/2020Priscilla BárbaraVictor Souza

Sumário:



Cadastrar Fornecedor no Sistema Integral


1 - Cadastrando Fornecedor no Sistema Integral


Rotina:Fornecedor - Inclusão
Programa:CBA050
Localização:Cadastro Basico / Fornecedores / Inclusao / Cadastro


Para realizar o cadastro de um fornecedor, acesse a localização citada acima, pressionando a tecla Enter para alcançar cada caminho.






Ao acessar a rotina Fornecedor - Inclusao, preencha os campos conforme desejado.




Abaixo segue a explicação dos campos da primeira parte do cadastro de fornecedor:


CamposDescrição
F/J:Informe a letra F para cadastrar um fornecedor Pessoa Física, ou J para Pessoa Jurídica.
CNPJ/CPF:Informe o número do CNPJ (apenas números) se o fornecedor for Pessoa Jurídica, ou o número do CPF (apenas números) se o fornecedor for Pessoa Física e, pressione a tecla Enter.
Nome:Informe o nome do fornecedor desejado e, pressione a tecla Enter.
Cidade:

Informe a cidade do fornecedor e, pressione a tecla Enter.

OBSERVAÇÃO: A cidade deverá estar previamente vinculada ao código do IBGE. Caso contrário, o sistema exibirá um alerta, no qual para continuar o cadastro do fornecedor deverá realizar o procedimento de vinculação. Para mais informações dessa vinculação, consulte os documentos: " Dúvida | Como Vincular Tabela Códigos IBGE Integral?" , " Dúvida | Como Vincular Cidades Código IBGE Integral? ".


Cep:Informe o CEP do fornecedor da seguinte maneira: informe os cinco primeiros dígitos (apenas números) e pressione a tecla Enter, em seguida informe os três dígitos restantes (apenas números).
Logradouro:Esse campo está situado à frente do campo CEP. Informe o logradouro do fornecedor e, pressione a tecla Enter para prosseguir, ou pressione a tecla F2 para visualizar as opções do sistema (utilize as setas para cima e para baixo do teclado para selecionar o logradouro desejado) e pressione a tecla Enter sobre a opção selecionada.
Numero do IMOVEL:Esse campo está situado à frente do campo Logradouro. Informe o número do imóvel do fornecedor e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Endereco:Informe o endereço do fornecedor e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Complemento:Esse campo está situado à frente do campo Endereco. Informe o complemento do endereço, se existir e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Bairro:Esse campo está situado à frente do campo Complemento. Informe o bairro do fornecedor e, pressione a tecla Enter para prosseguir.


Alguns campos não são obrigatórios, permitindo pressionar a tecla Enter sem o preenchimento do mesmo.

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida (dados meramente ilustrativos).




Abaixo segue a explicação dos campos da segunda parte do cadastro de fornecedor:


CamposDescrição
Telefones:Informe o DDD do telefone (com dois dígitos) e depois o número desejado e, pressione a tecla Enter para prosseguir. No campo à frente, informe outro número de telefone realizando o mesmo processo.
Fax:Informe o DDD do FAX (com dois dígitos) e depois o número desejado e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Contato:Informe o nome do contato desejado e, pressione a tecla Enter.
I/St/A:

Informe a letra correspondente ao ramo da empresa do fornecedor, sendo: E - estrangeiro, I - indústria, M - micro empresa, P - produtor rural, ou O - outros.

Nos campos à frente não tem nomes identificando os campos dos parâmetros, porém, no rodapé do sistema são exibidas as descrições dos mesmos, no qual deverá informar a letra S para sim ou N para não, de com cada uma.

Tipo:

Informe o código do tipo gerencial do plano de contas e, pressione a tecla Enter para prosseguir, ou pressione a tecla F2 para visualizar as opções do sistema (utilize as setas para cima e para baixo do teclado para selecionar o tipo desejado) e pressione a tecla Enter sobre a opção selecionada.

OBSERVAÇÃO: Ao dar entrada ou fazer um lançamento utilizando o fornecedor a ser cadastrado o sistema irá buscar esse tipo gerencial definido.


Ind/IE:

No primeiro campo (Ind), informe o indicador da Inscrição Estadual, sendo: 1 - contribuinte, 2 - contribuinte isento de Inscrição Estadual, ou 9 - não contribuinte (operação com consumidor final).

No segundo campo, informe o número da Inscrição Estadual (apenas números) e, pressione a tecla Enter.

Praca Pag:

Esse campo está situado à frente do campo Logradouro. Informe o número do imóvel do fornecedor e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Cep:Informe o CEP do fornecedor da seguinte maneira: informe os cinco primeiros dígitos (apenas números) e pressione a tecla Enter, em seguida informe os três dígitos restantes (apenas números).


Alguns campos não são obrigatórios, permitindo pressionar a tecla Enter sem o preenchimento do mesmo.

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida (dados meramente ilustrativos).





Abaixo segue a explicação dos campos da terceira parte do cadastro de fornecedor:


CamposDescrição
Pis Negoc:Informe a letra S se o fornecedor paga Pis Cofins sobre os débitos, ou N se não pagar.
D.Atr:Informe o número de dias (com dois dígitos) que o fornecedor pode atrasar, sem ser bloqueado.
FixoDeb:Informe o dia fixo para o vencimento para débito (com dois dígitos).
P.Deb:

Informe o prazo em dias para vencimentos dos débitos (com dois dígitos).

Frete/Susbt:

No primeiro campo (Frete), informe a letra correspondente ao tipo de frete do fornecedor, sendo: C para o tipo de frete CIF, ou F para o tipo FOB.

No segundo campo (Susbt), informe a letra correspondente a situação do fornecedor perante a substituição tributária do ICMS, sendo: S se o fornecedor for substituído, ou N se for substituto.

Atividade:

Informe o código da atividade do fornecedor, previamente cadastrada no sistema. Para mais detalhes de como cadastrar, consulte o documento: " Dúvida | Como Cadastrar Tabela Atividade Integral? ".

Situacao:

Informe o código da situação do fornecedor, previamente cadastrada no sistema. Para mais detalhes de como cadastrar, consulte o documento: " Manual | Cadastrar Situação Cliente Fornecedor Integral ".
Comprador:

Informe o código do comprador que será vinculado ao fornecedor, previamente cadastrado no sistema. Para mais detalhes de como cadastrar, consulte o documento: " Dúvida | Como Incluir Comprador Integral? ".

Cod.Cont/WEB:

No primeiro campo (Cod.Cont), informe o código da contábil do fornecedor, que será utilizado em caso de integração com o software de contabilidade da Avanço.

No segundo campo (WEB), informe a letra S se o fornecedor participa da coleta WEB, ou N se não participa.

Código contábil do fornecedor  WEB - Identifica os fornecedores que participam da Cotação WEB. No caso, dos participantes,

Pri/Ult Compra:

No primeiro campo (Pri), informe a data da primeira compra (dois dígitos para dia, mês e ano) e pressione a tecla Enter.

No segundo campo (Ult Compra), informe a data da última compra (dois dígitos para dia, mês e ano) e pressione a tecla Enter.

PrTab/Contr:

No primeiro campo (PrTab), informe a letra S para que a tabela de fornecedor seja obrigatório, ou N para não ser obrigatório.

No segundo campo (Contr), informe a letra S se o fornecedor possuir contrato ou N se não possuir (campo informativo apenas).

Simples Nac:Informe a letra S se o fornecedor for optante pelo Simples Nacional, ou N se não for.


Alguns campos não são obrigatórios, permitindo pressionar a tecla Enter sem o preenchimento do mesmo.

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida (dados meramente ilustrativos).





Abaixo segue a explicação dos campos da quarta parte do cadastro de fornecedor:


CamposDescrição
Pz Pagam:Informe o prazo de pagamento para o fornecedor (dois dígitos, exemplo: 30, 60, 90).
Pz Entrega:Informe o prazo de entrega em dias do fornecedor (dois dígitos).
Prazo Compra:Informe o prazo em dias para solicitação de compra ao fornecedor (dois dígitos).
Desconto%:

Informe o percentual de desconto e, pressione a tecla Enter.

Freq.(S/Q/M):

Informe a letra correspondente a frequência de compras com o fornecedor, sendo: S - semanal, Q - quinzenal, ou M - mensal

OBSERVAÇÃO: Específica para as rotinas de pedido central (Rotina Agendamento de Fornecedor / Relatório e rotina de agendamento).


Web/Email:

Informe o e-mail para cotação web.

%Ped:

No primeiro campo, informe o valor máximo entre preço do pedido de fornecedor com a nota fiscal. Se for informado 0, o sistema irá considerar o que estiver definido no parâmetro geral.

No segundo campo, informe o valor máximo entre a quantidade do pedido de fornecedor com a nota fiscal. Se for informado 0, o sistema irá considerar o que estiver definido no parâmetro geral. 

Acr:Informe a letra S para que o acréscimo gerencial seja automático na entrada de compra, no qual irá agregar no valor do custo; ou N para não ser automático.
Desc. Cont:

No primeiro campo, informe a letra S para que o desconto contratual na geração de lançamento a pagar gere um desconto automático, ou N para não ser automático.

No segundo campo, informe a letra S para que o desconto contratual na entrada da nota gere um desconto automático para fatura, ou N para não ser automático.

No terceiro campo, informe a letra S para que gere um desconto logístico na entrada da nota, ou N para não gerar.

No quarto campo, informe a letra S para que o desconto o acordo comercial na entrada da nota gere débito automático, ou N para não gerar.

No quinto campo, informe a letra S para que o desconto da coleta de preços na importação desconte automaticamente do produto, ou N para não descontar.

E.Flux:Informe a letra S para que a conferência fiscal não antecipe notas deste fornecedor, ou N para antecipar.
Vl.Pal:Informe o valor do palete no recebimento e, pressione a tecla Enter.
Email XML:Informe o e-mail para envio de pedidos (quando parametrizado no integral) ou xml de notas (quando parametrizado no tnfe).
Senha:

Informe uma senha, se o campo WEB for definido com S, para dar segurança ao processo de cotação (utilizado no antigo sistema de cotação de preços).


Alguns campos não são obrigatórios, permitindo pressionar a tecla Enter sem o preenchimento do mesmo.

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida (dados meramente ilustrativos).





Após preencher os campos citados anteriormente, o sistemas exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá pressionar a tecla Enter ou informar a letra S para confirmar a primeira tela dos dados do fornecedor a ser cadastrado.




Em seguida, o sistema abrirá a tela de DADOS COMPLEMENTARES.

Abaixo segue as explicações dos campos:


CamposDescrição
Razao Social:Esse campo vem preenchido com a descrição informada no campo Nome na primeira tela. Pressione a tecla Enter para prosseguir.
Expandida Sped:Informe uma descrição expandida que irá para o arquivo do Sped, quando o mesmo for gerado e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Transportadora:Informe o código da transportadora e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Nao Contabil:Informe a letra S se o fornecedor é não contábil, ou N se for contábil.
Suframa:Informe a inscrição Suframa do fornecedor e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Numero IT:Informe o número de identificação do trabalhador (PIS PASEP SUS) do fornecedor.
Prest. Servicos:

Informe a letra S se o fornecedor for prestador de serviços, ou N se for um prestador.

Logradouro:Esse campo vem preenchido com o logradouro informado na primeira tela. Pressione a tecla Enter para prosseguir.
N.Imovel:Esse campo vem preenchido com o número do imóvel informado na primeira tela. Pressione a tecla Enter para prosseguir.
Arred.Imposto:

Informe a letra S para arredondar o imposto na entrada da nota fiscal, ou N não arredondar.

CNAE:Informe o CNAE do fornecedor e, pressione a tecla Enter para prosseguir.
Complemento:Esse campo vem preenchido com o complemento informado na primeira tela. Pressione a tecla Enter para prosseguir.
Debito Vista:Informe o código da conta contábil de débito à vista.
Credito Vista:Informe o código da conta contábil de crédito à vista.
Conta Debito:Informe o código da conta contábil de débito.
Conta Credito:Informe o código da conta contábil de crédito.
Insc. Municipal:Informe o número da inscrição Municipal.
Paletes:Informe o número de paletes disponíveis para o fornecedor.
Enq. Simp. Nac:Informe o enquadramento do Simples Nacional.
Ind. CPRB:Informe o indicador de CPRB, sendo: 0 - não é contribuinte com retenção de 11%, ou 1 - contribuinte com retenção de 3,5%.
Isento ISS:Informe a letra S se o fornecedor for isento de ISS, ou N se não for isento.
Reg.ST Atacad:Informe a letra S se o fornecedor tiver regime especial de tributação ST/Atacadistas, ou N se não tiver regime especial.
Iss. Ret:Informe a letra S se o ISS for retido na fonte, ou N se não for retido.
Aliq. IRPJ:Informe a alíquota de IRPJ.
Insc. CNO:Informe a inscrição nacional de obras, se existir.


Alguns campos não são obrigatórios, permitindo pressionar a tecla Enter sem o preenchimento do mesmo.

Abaixo segue um exemplo da tela preenchida (dados meramente ilustrativos).




Após preencher os campos citados anteriormente, o sistemas exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá pressionar a tecla Enter ou informar a letra S para confirmar o  cadastro do fornecedor.




Após confirmar, o sistema exibirá no rodapé o código gerado para o fornecedor.
Para sair da rotina, pressione qualquer tecla.