Skip to main content

Manual | Como Emitir Nota Fiscal Restituição ICMS ST Integral

Como Emitir Nota Fiscal de Restituição de ICMS ST no Integral

1 - Verificando as Regulamentações

Com a publicação do Decreto 47.547 os contribuintes passam a ter que realizar mensalmente uma “apuração” dos preços de venda praticados dos produtos sujeitos ao ICMS ST. O valor do imposto referente à restituição do ICMS ST corresponderá à aplicação da alíquota estabelecida para as operações internas sobre a diferença entre o valor de venda ao consumidor final e o valor da base de cálculo presumida do ICMS ST da mesma mercadoria constante do documento fiscal que acobertou sua entrada.

Após a apuração dos valores, o contribuinte deverá emitir uma nota fiscal, tendo como destinatário o seu próprio estabelecimento, seguindo as especificações contidas no decreto, e enviar essas informações junto as declarações acessórias para a SEFAZ. 

OBSERVAÇÕES:

  • Na hipótese em que houver valores de ICMS ST a restituir, o contribuinte deverá emitir na nota fiscal o valor a ser restituído a título de ICMS ST e outra linha com o valor a ser complementado ao FEM.
  • Em caso de dúvida quanto aos códigos e informações a serem informadas na nota fiscal, o contador da empresa deverá ser consultado.

   

2 - Emitindo a Nota Fiscal de Restituição de ICMS ST


IMPORTANTE:

  • Antes de emitir a nota fiscal de restituição de ICMS, o campo CL/For/Lj do cadastro de CFOP deverá estar parametrizado para F de fornecedor. Para mais informações de como alterar o cadastro de CFOP, consulte o documento: " Dúvida | Como Alterar Cadastro CFOP Integral? ".
  • Como a nota deverá ser emitida para a própria loja, deverá existir, previamente, o cadastro da loja como fornecedor. Para mais informações de como cadastrar, consulte o documento: " Manual | Cadastrar Fornecedor Integral ".


Rotina: Complemento ICMS / IPI
Programa: MOV011
Localização: Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Gerenciamento de Filial / Entradas e Saidas / Movimentacao / Complemento ICMS - IPI

Acesse a localização indicada acima para realizar a emissão da NF-e de Complemento de ICMS.

1.png

Informe nos campos Mes e Ano, o mês e ano correntes, respectivamente, e em seguida confirme pressionando a tecla S ou Enter.

2.png

3.png

Ao acessar a rotina, informe no primeiro parâmetro, do campo Tipo Compl, a letra A para definir que a nota será um Complemento de Ajuste.

4.png

No segundo e terceiro parâmetro, do campo Tipo Compl, deverão ser mantidos com N N, pois um é para definir se a nota de ajuste será referente a antecipação de icms (arroz, farinha ou outros) e o outro para definir se colherá item, respectivamente, no qual não se aplicam para a nota de transferência de ICMS.

5.png

No campo CFOP, informe o CFOP 1603, referente a restituição de ICMS. Em seguida, no campo CST informe 090 e no campo Emi.Danfe preencha com a letra S, para emitir a nota fiscal.

6.png

No campo Fornec, informe o fornecedor (sendo a própria loja) e pressione a tecla Enter.

Em sequência, o sistema abrirá uma tela para referenciar uma nota fiscal de origem, no qual deverá pressionar a tecla Esc para sair dessa tela e continuar os procedimentos.

7.png

O sistema passará para a tela de valores, no qual deverá informar os valores correspondentes nos campos Vl. St (referente ao ICMS ST) e FCP ST, se houver.

8.png

O campo Nat.Op é obrigatório, no qual o sistema carrega automaticamente o código para a nota de Complemento de Ajuste de Restituição de ICMS (9906 - Complemento de ICMS ST - Aspecto Quantitativo).

9.png

O campo Obs.Fis poderá ser preenchido, sendo que esta informação será exibida na emissão do Livro Fiscal de Entrada (para mais informações de como emitir o livro fiscal de entrada, consulte o documento: " Dúvida | Como Emitir Relatório Livro Fiscal Entrada Integral? ")., ou poderá pressionar a tecla Enter para não preencher.

O campo Tipo poderá ser preenchido com o Tipo Gerencial do plano de contas para gravação no financeiro, ou poderá pressionar a tecla Enter para não preencher.

No campo Tp.Pag, informe a letra V, para gravar a nota como a vista, ou P se for gravar como a prazo, ou S para gravar sem pagamento.

10.png

No campo Cod.Aj,o sistema preencherá automaticamente com o código MG11000015 da da Tabela 5.3 do Ato Cotepe - Outros Créditos Restituição ICMS ST + FEM Aspecto Quantitativo - referente ao ajuste do Complemento do Imposto ICMS ST e FEM.

Esse código será gravado automaticamente no Registro C197 da EFD ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital - ICMS/IPI).

11.png

O campo Descr, poderá ser preenchido caso deseje adicionar uma descrição no momento do lançamento do ajuste, ou poderá pressionar a tecla Enter para prosseguir.

Em seguida, o sistema exibirá a pergunta " Confirma Ajuste? ", no qual deverá pressionar a tecla Enter ou S para confirmar

12.png

Depois, confirme com a tecla Enter ou S a emissão da nota fiscal.

13.png

O sistema exibirá a mensagem de observação obrigatória para a geração do registro C197 no Sped Fiscal, no qual deverá ser informada na tela seguinte.

14.png

Ao confirmar a primeira tela de dados, o sistema irá para a tela de INFORMAÇÃO/OBSERVAÇÃO e apresentará a numeração da nota emitida no campo Doc na parte superior da rotina.

No campo Inf/Obs, informe o código da observação referente ao ajuste de crédito ou pressione a tecla F2 para consultar as opções cadastradas no sistema. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Inserir Informação Tabela Observação Informação Integral? ".

Em seguida, pressione a tecla Enter até confirmar a emissão da nota fiscal.

15.png

Após confirmar, para finalizar, pressione a tecla Esc até sair da rotina.

3 - Verificando as Gravações da Nota Fiscal

3.1 - Gravação da DANFE 

Seguindo as orientações do decreto, nos campos da DANFE serão enviados os seguintes dados:

Natureza da Operação Deverá conter a seguinte descrição: Restituição de ICMS ST - Aspecto quantitativo.
CFOP: Deverá conter o CFOP 1603.
Dados do Produto Deverá conter uma linha com o valor a ser complementado a título de ICMS ST e em outra linha com o valor a ser complementado ao FEM.
Informações Complementares: Deverá conter o período de apuração do imposto ao qual a complementação se refere.
Campos Proprios Neste campo é vedado o destaque do imposto, ou seja, ficará vazio.


16.png


3.2 - Gravação do Ajuste na Consulta no Livro Fiscal

Rotina: Entrada - Consulta
Programa: FIS352
Localização: Adiministracao Fiscal / Entrada / Manutencao / Consulta / Fiscal

Para consultar o Livro de Entrada, acesse a localização citada acima. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Consultar Nota Fiscal Entrada Rotina Fiscal Integral? ".

No campo Situação da nota deverá conter a letra T, indicando que é uma nota de Ajuste, conforme exemplo abaixo.

17.png


3.3 - Gravação do Ajuste no Relatório do Livro Fiscal

Rotina: Emissão de Livro de Entrada
Programa: FIS087
Localização: Administracao Fiscal / Entrada / Emissao do Livro


Para gerar o Livro Fiscal de Entrada, acesse a localização citada acima. Para mais informações, consulte o documento:  " Dúvida | Como Emitir Relatório Livro Fiscal Entrada Integral? ".

No exemplo abaixo, observe que a nota de ajuste com o CFOP 1603 não moveu valores para o livro, ressaltando que os valores deverão ser lançados na linha de Outros Créditos no DAPI (para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Configurar Linhas DAPI Referente Decreto 47.547 ICMS ST Integral? ").


18.png

3.4 - Gravação o Movimento da Nota Fiscal de Ajuste na Rotina do Sped

Rotina: Entradas / Saídas
Programa: SPD054
Localização: Sped - Efd / Nota Fiscal / Sped


Para consultar uma nota fiscal na rotina de movimento do Sped, acesse a localização citada acima. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Consultar NF-e SPED Integral? ".

Ao acessar a rotina, informe os dados da nota que deseja consultar, conforme o exemplo abaixo.

19.png

Observe no exemplo acima, que o código de situação da nota passa a ser 08 (Regime Especial) e será enviado para o arquivo do Sped sem o valor de ICMS, pois o mesmo encontra-se no registro C197.


3.5 - Gravação do Registro C197

Esse registro é gerado automaticamente após a emissão da nota fiscal de Complemento de ICMS. Entretanto, o usuário poderá emitir um relatório para conferência dos valores dos ajustes das notas fiscais emitidas.

Rotina: Ajuste de Itens
Programa: SPD028
Localização: Sped - Efd / Ajuste de Itens / Ajuste de Itens

Para gerar o relatório ajuste de itens, acesse a localização citada acima.

Ao acessar a rotina, informe no campo Loja a loja desejada, no campo Mes/Ano o mês e o ano desejados e pressione a tecla F5. Em sequência abrirá a tela da emissão do relatório para preenchimento.

20.png

Dados importantes da tela acima:

Loja...ate: Informe a loja que deseja emitir o relatório.
Documento: Informe o código do ajuste, se desejar filtrar.
Cod. Ajuste: Informe A para gerar um arquivo ou I para imprimir direto na impressora.
Arq/Impress: Informe um nome que deseja para o relatório, caso tenha escolhido na opção anterior A, caso contrário irá carregar nesse campo o nome da impressora selecionada.
Nome do Spool: Informe um nome para o arquivo.

Assim que preencher os campos acima, pressione Enter ou S para confirmar e gerar o relatório, conforme exemplo abaixo.

21.png

Em seguida, para visualizar o relatório, pressione a tecla F8 e informe o nome dado ao Spool para visualizar na tela. Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf (conforme exemplo abaixo).

22.png

É possível também fazer a consulta do lançamento do Ajuste C197 direto na rotina Ajuste de Itens, no qual deverá inserir os dados referente a nota fiscal emitida.
Os campos para a conferência são: Cód. Aj, que deverá conter o código de ajuste do item; e o campo Vl.ICMS.A, no qual deverá conter o valor da nota de ajuste, conforme o exemplo abaixo.

23.png


4- Exemplos dos Arquivos Gerados

Abaixo segue os exemplos de como ficará a gravação  nos Registros do Sped Fiscal, referente a emissão da Nota de Complemento de ICMS ST.

Registro C100

24.png


Registro C195

25.png


Registro C197

26.png


Exemplo da Apuração do ICMS

27.png

Exemplo da Apuração do ICMS ST

28.png


Registro Fiscal e Detalhamento do Ajuste

29.png

O Atendimento para a Avanço Informática é prioridade!

Caso Você tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente:
logo whatsapp.jpgClique aqui para falar conosco no WhatsApp

avanco.png