Skip to main content

Dúvida | Como Lançar Nota Fiscal Serviço Energia Elétrica Integral?

Dúvida:

Como Lançar Nota Fiscal de Serviço de Energia Elétrica no Integral?

Sumário:

  • 1 - Exemplificando uma Nota Fiscal de Energia Elétrica
  • 2 - Lançando a Nota Fiscal de Serviço de Energia Elétrica
  • 3 - Consultado a Gravação da Nota Fiscal na Rotina de Movimento do Sped
  • 4 - Consultado a Gravação da Nota Fiscal na Rotina Fiscal

Solução:

1 - Exemplificando uma Nota Fiscal de Energia Elétrica


Abaixo segue um exemplo de nota fiscal de energia elétrica, que será utilizada como base para o preenchimento dos dados na rotina de entrada de nota de serviço deste documento.

1 Serviço Energia.png


2 Serviço Energia.png


2 - Lançando a Nota Fiscal de Serviço de Energia Elétrica


Rotina: Serviço - Inclusão
Programa: MOV224
Localização:

Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Gerenciamento Filial / Entrada e Saidas / Movimentacao / Entrada / Compra / Servicos

Para lançar a nota fiscal de serviço de energia elétrica, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.

3 Serviço Energia.png

Caso possuir mais de uma loja configurada no cadastro de usuário, o sistema exibirá a janela de Filial, no qual deverá informar o número da loja que deseja lançar a nota fiscal de serviço.

4 Serviço Energia.png

5 Serviço Energia.png

Ao abrir a janela de referência, informe o mês e o ano desejado (com dois dígitos cada) no campo Mes/Ano e, aperte a tecla Enter ou S para prosseguir para a próxima tela.

6 Serviço Energia.png

7 Serviço Energia.png

Ao acessar a rotina Servico - Inclusao, no campo Nota informe o número da Nota Fiscal que será lançada e, aperte a tecla Enter.

image.png

No campo Ser, informe a série da nota fiscal. Se não existir, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

image.png

No campo Especie, aperte a tecla Enter para manter a espécie do documento fiscal como NF.

image.png

No campo Sub-Serie, informe a subsérie do documento fiscal e, aperte a tecla Enter. Se não existir, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

image.png

No campo Aliquota%, informe a alíquota de ICMS do documento fiscal e, aperte a tecla Enter. Se não existir, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

OBSERVAÇÃO: Mesmo que a Nota Fiscal de Serviço seja tributada pelo ICMS nem todo mundo pode apropriar-se deste imposto. Para saber se poderá fazer a apropriação de tal imposto deverá consultar sua contabilidade.

image.png

Caso não seja informado a alíquota de ICMS no campo Aliquota% o cursor do teclado será posicionado no campo Cod. Fiscal, no qual deverá informar o Código Fiscal da Operação, sendo: 2 - sem crédito de ICM, isentas ou não tributadas3 - sem crédito de imposto, ou Outras, ou 4 - substituição tributaria. Em seguida, o cursor do teclado será posicionado no campo Pedido Serv, no qual deverá apertar a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

Caso seja informado a alíquota de ICMS no campo Aliquota% o campo Cod.Fiscal será preenchido automaticamente com o Código Fiscal de Operação 1 - com crédito de ICM. Sendo assim, o cursor do teclado será posicionado no campo Pedido Serv, no qual deverá apertar a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

image.png

No campo Fornecedor, informe o código do fornecedor (Prestador do Serviço) previamente cadastrado no sistema (com o dígito verificador) e, aperte a tecla Enter.

image.png

No campo CFOP, informe o CFOP correspondente ao tipo de serviço que está sendo lançado.

image.png

No campo Cl.Contabil, informe o Código Contábil para o lançamento. Se não existir, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

OBSERVAÇÃO: Esse campo deverá ser preenchido por quem utiliza o Contábil da Avanço.

image.png

No campo Modelo Fiscal, informe o modelo da Nota Fiscal de acordo com a tabela de documentos, ou aperte a tecla F2 para visualizar a tabela com os modelos já cadastrados.

Se o campo for preenchido automaticamente com o modelo fiscal correto, apenas aperte a tecla Enter.

OBSERVAÇÃO: Se a nota Fiscal for lançada sem o Modelo ela não será enviada para o Sped Fiscal, somente para o Sped PIS COFINS.

image.png

Em seguida, o sistema abrirá a janela com as opções do tipo de consumo (no caso da nota fiscal de energia elétrica). Utilize as setas do teclado para selecionar o tipo de consumo desejado e, aperte a tecla Enter para confirmá-lo.

image.png

Depois, o sistema abrirá a janela para preenchimento dos dados de consumo da nota fiscal. Inicialmente o cursor do teclado se posicionará no campo Vl.Fornecido. Informe o valor da energia elétrica sem encargos, ou seja, valor da nota menos os encargos e serviços (exemplo: energia elétrica kWh sem taxa de iluminação pública, multa e juros).

OBSERVAÇÃO: O valor adicional da bandeira já está incluso nesse valor fornecido, sendo desnecessário, portanto, informá-lo em outro campo.

image.png

No campo Vl.Nao Trib, informe os valores dos encargos da nota fiscal, ou seja, valor dos encargos e serviços menos desconto se existir (exemplo: taxa de iluminação pública, multa e juros).

image.png

No campo Vl.Terceiros, aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

image.png

No campo Vl.Desp.Aces, aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

image.png

No campo Tp-Ligacao, informe o número correspondente ao tipo de fornecimento da energia elétrica, sendo: 1 - Monofásico2 - Bifásico, ou 3 - Trifásico.

OBSERVAÇÃO: É possível obter esse dado no campo Classe da nota fiscal.

image.png

No campo Gp-tensao, informe o código referente a faixa de valor de Kw consumidos, conforme referenciado na nota. Para verificar as opções, aperte a tecla F2, depois aperte a tecla Esc para sair da tela de consulta e, em seguida informe o código correspondente.

OBSERVAÇÃO: É possível obter esse dado no campo Consumo kWh da nota fiscal.

image.png

Após preencher todos os dados da janela acima, o sistema exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá apertar a tecla  Enter ou S para confirmar.

image.png

Em seguida, a janela dos dados do consumo será fechada e o cursor do teclado se posicionará no campo Comprador. Informe o código do comprador desejado, que esteja cadastrado no sistema (com três dígitos).

image.png

O campo Tipo Operacao, será preenchido automaticamente com a letra F, correspondente ao tipo de operação para serviço contratado.

No campo Cod.Sit.Doc, informe o código da situação do documento fiscal, sendo: 0 - documento regular, ou 1 - documento cancelado.

image.png

No campo Apropria Pis/Cofins, informe a letra S se a nota apropriar de PIS COFINS, ou N se não apropriar.

image.png

No campo Emissao, informe a data de emissão da nota fiscal (com dois dígitos para dia, mês e ano) e, aperte a tecla Enter.

image.png

No campo Entrada, informe a data de entrada da nota fiscal (com dois dígitos para dia, mês e ano) no sistema e, aperte a tecla Enter.

image.png

No campo Exc/Conc, informe a data de conclusão do serviço da nota fiscal (com dois dígitos para dia, mês e ano) e, aperte a tecla Enter.

image.png

O campo Chave NFe será ignorado neste documento, pois o Modelo Fiscal definido não exige chave eletrônica. Porém, se o modelo informado exigir chave eletrônica (como por exemplo modelo 57) esse campo será habilitado para informar a chave.

No campo Loc.Ex.Serv, informe o código correspondente ao local de execução do serviço, sendo: 0 - no país, ou 1 - no exterior.

image.png

No campo Base Calculo, informe a base de Cálculo do ICMS e, aperte a tecla Enter. Porém, se o campo Aliquota% não for informado, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir.

image.png

No campo Vl.ICMS, o sistema preencherá automaticamente o valor do ICMS de acordo com a base e alíquota informada. Aperte a tecla Enter para prosseguir. Se não existir esse valor, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

image.png

No campo Isentas, informe o valor isentas da nota fiscal e, aperte a tecla Enter. Se não existir esse valor, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

OBSERVAÇÃO: Se o documento for lançado sem o valor de ICMS, consequentemente o campo Base Calculo não será informado. Sendo assim, se a nota for considerada como isenta será necessário informar o valor total da nota nesse campo, para que o campo Vl.Cont seja preenchido, tendo visto que ele não é habilitado para ser informado manualmente.

image.png

No campo Outras, informe o valor de outras da nota fiscal (valor não tributado) e, aperte a tecla Enter. Se não existir esse valor, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

OBSERVAÇÃO: Se o documento for lançado sem o valor de ICMS, consequentemente o campo Base Calculo não será informado. Sendo assim, se a nota for considerada como não tributada será necessário informar o valor total da nota nesse campo, para que o campo Vl.Cont seja preenchido, tendo visto que ele não é habilitado para ser informado manualmente.

No exemplo deste documento foi informado apenas o valor da taxa de iluminação pública, pois somando com o valor da base de cálculo compõe o valor total da nota.

image.png

No campo Imp.Retido, informe a letra S se existir retenção de imposto na Nota Fiscal de Serviço que está sendo lançada, ou N se não existir.

image.png

No campo Vl.Desc, informe o valor do desconto e, aperte a tecla Enter. Se não existir esse valor, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir para o próximo campo.

image.png

No campo Ind-Frete, informe o código correspondente ao tipo de frete, sendo: 0 - emitente1 - destinatário ou remetente2 - terceiros, ou 9 - sem cobrança.

image.png

No campo Ind-Obra, informe o código correspondente ao tipo de obra da nota fiscal, sendo: 0 - não é obra de construção civil, 1- empreitada total, ou 2 - empreitada parcial.

image.png

Assim que preencher os campos citados no quadro acima, o sistema exibirá a pergunta " NF possui mais de um item? ", no qual deverá informar a letra S para sim ou N para não.

No exemplo deste documento a opção informada foi N.

image.png

Em sequência, o sistema exibirá a pergunta " Nota Fiscal possui informacoes para EFD-Reinf? ", no qual deverá informar a letra S para sim ou N para não.

No exemplo deste documento a opção informada foi N.

image.png

Logo após, será exibido na tela as composições de desconto de acordo com as configurações realizadas no sistema. Utilize as setas do teclado para selecionar o imposto desejado e, assim visualizar os valores no quadro localizado na parte inferior.

image.png

Em seguida, aperte a tecla Esc para sair da tecla de visualização da composição de desconto dos impostos.

Ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou S para confirmar os dados da primeira tela.

image.png

Ao confirmar a primeira tela, o sistema abrirá a tela referente ao lançamento do item de Serviço. No campo Item, informe o código do produto referente ao serviço fornecido na nota fiscal, previamente cadastrado no sistema (com o dígito verificador) e, aperte a tecla Enter.

image.png

No campo Tp.Serv, informe o tipo de serviço conforme a tabela da EFD-Reinf, ou aperte a tecla F2 para verificar as opções cadastradas. Se a resposta da pergunta " Nota Fiscal possui informacoes para EFD-Reinf? " foi S será obrigatório o preenchimento desse campo, caso contrário, aperte a tecla Enter para prosseguir.

image.png

O campo CST PIS/COF/ICM será preenchido automaticamente de acordo com o cadastro de produto. Porém, se desejar alterar, no primeiro campo informe o CST de PIS (com dois dígitos), no segundo campo informe o CST COFINS (com dois dígitos) e, no terceiro campo informe o CST de ICMS (com três dígitos).

OBSERVAÇÃO: Se o cadastro do produto estiver definido para apropriar o PIS COFINS, mas na tela anterior informou que não apropria, será necessário realizar a alteração na tela do Item, pois o sistema não permitirá prosseguir.

image.png

O campo Tip.Cred.PIS/Cof será preenchido automaticamente de acordo com o cadastro de produto. Porém, se desejar alterar, informe o tipo de crédito PIS COFINS (com três dígitos).

image.png

O campo Valor Item, será preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.

image.png

O campo Base Calculo, será habilitado e preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.

image.png

Os campos Isentas e Substituicao, serão habilitados e preenchidos automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.

image.png

O campo Valor Desconto, será habilitado e preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. No exemplo deste documento não foi habilitado, pois não foi informado na tela anterior.

O campo Valor ICMS, será habilitado e preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.

image.png

O campo Outras, será habilitado e preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário.

image.png

O campo Bc.Calc.Pis, será habilitado e preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.

OBSERVAÇÃO: Em caso de dúvidas no preenchimento dos valores de PIS e COFINS da nota fiscal, consulte a sua contabilidade. A nota fiscal de referência deste documento os valores da base estão diferentes, pois subtraiu o valor de ICMS e, a alíquota não é a convencional do Regime Tributário.

image.png

O campo Aliq.PIS/PASEP, será habilitado e preenchido automaticamente de acordo com o cadastro da filial, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.

image.png

O campo Valor Pis, será habilitado e preenchido automaticamente baseado no cálculo entre a base de cálculo do Pis e sua respectiva alíquota, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.

image.png

O campo Bc.Calc.Cofins será habilitado e preenchido automaticamente baseado nas informações da tela anterior, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.

image.png

O campo Aliq.COFINS, será habilitado e preenchido automaticamente de acordo com o cadastro da filial, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.

image.png

O campo Valor Cofins, será habilitado e preenchido automaticamente baseado no cálculo entre a base de cálculo do Cofins e sua respectiva alíquota, podendo ser modificado, caso necessário. Mas para que o sistema carregue essa informação, é necessário que o campo Apropria Pis/Cofins (tela anterior) esteja setado como S.

image.pngNo campo Nat.Bc, informe o código da natureza de acordo com a Tabela de Códigos 4.3.7, ou aperte a tecla F2 para visualizar as opções cadastradas no sistema.

image.pngNo campo Centro de Custo, informe o código referente ao Centro de Custo (somente se usar o Sistema Contábil Avanço) e, aperte a tecla Enter. Caso contrário, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir.

image.png

No campo Ind.Orig.Cred, informe o indicador da origem do crédito, sendo: 0 - mercado interno, ou 1 - importadoimage.png

No campo Observacao, informe a observação referente ao documento que será gravado no Fiscal para futura consulta financeira, caso necessário. Se não desejar informa, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir.

image.pngAo ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou a letra S.

image.pngEm seguida, o sistema retornará o cursor para o campo Item, no qual poderá lançar mais produtos de serviço se houver na nota. Caso não tenha, aperte a tecla Esc.

image.png

Após apertar a tecla Esc, o sistema exibirá a pergunta " Encerra Itens? ", no qual deverá informar a letra S para sim, ou N para não.

No exemplo deste documento foi informado a letra N.

image.png

Ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou a letra S para confirmar.

image.png

Após a finalização da inclusão do item o sistema abrirá a tela para lançamento do Financeiro do Fornecedor do Serviço.

No campo Tipo, informe o Tipo do Serviço prestado pelo Fornecedor previamente parametrizado no sistema

image.pngNo campo Obs Finan, informe uma observação para o financeiro para ser exibida no Contas a Pagar e, aperte a tecla Enter. Se não desejar informar uma observação, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir.image.png

No campo Obs. Fiscal, informe uma observação para o fiscal para ser exibida nos Livros Fiscais e, aperte a tecla Enter. Se não desejar informar uma observação, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir.

image.png

No campo Com Boleto, informe a letra S para definir o pagamento da nota fiscal com boleto, ou N para ser sem boleto.

image.png

No campo Tp Cobrana, informe o código correspondente ao tipo de cobrança da nota fiscal, sendo: 00 - duplicata, 01 - cheque, 02 - promissória, 03 - recibo, ou 99 - outros pagamentos.

image.png

No campo Conta, informe a conta desejada e, aperte a tecla Enter.

image.png

No campo Documento será preenchido com o próximo sequencial de documento para gravar na conta selecionada. Aperte a tecla Enter.

image.png

No campo à frente do campo Documento, informe a data para movimentação bancária (com dois dígitos para dia, mês e ano) e, aperte a tecla Enter. Se não desejar informar, apenas aperte a tecla Enter.

image.png

No campo Dias, informe a quantidade de dias para o primeiro vencimento e, aperte a tecla Enter.

No campo Data, informe a data de vencimento do pagamento da nota fiscal (com dois dígitos para dia, mês e ano), aperte a tecla Enter.

No campo Valor, informe o valor a ser pago nessa parcela e, aperte a tecla Enter.

Repita o processo se existir mais parcelas.

image.png

Ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou a letra S para confirmar os dados financeiros.

Em casos em que a data de vencimento é menor que a data de entrada o sistema exibirá a pergunta " Data Menor que Data de Entrada - Confirma: ", no qual deverá apertar a tecla S para confirmar os dados financeiros, conforme o exemplo abaixo.

image.png

Ao ser exibida a pergunta " Continua PROCESSAMENTO? ", informe a letra S para prosseguir.

image.png

Aguarde o processamento da nota fiscal.

image.png

Logo após, escolha a opção de emissão do documento digitando o número correspondente, sendo: 1 - não emitir2 - emitir, ou 3 - emitir documento financeiro.

No exemplo deste documento foi informado o número 1.

image.pngPara finalizar a nota fiscal de serviço, ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou a letra S.

image.png

3 - Consultado a Gravação da Nota Fiscal na Rotina de Movimento do Sped

Rotina: Entradas / Saídas
Programa: SPD054

Localização:

SPED EFD - NFe NFCe / Nota Fiscal / SPED
Para consultar a nota fiscal de serviço na rotina de movimento do Sped, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.

image.png

image.png
Ao acessar a rotina, informe os dados da nota nos seus respectivos campos, sendo: Mes/Ano o mês (com dois dígitos) e o ano (com dois dígitos) da emissão da nota fiscal, Loja a loja (com dois dígitos) correspondente a nota fiscal, E/S informe E para nota de entrada (correspondente a nota de serviço), Serie a série do documento fiscal ou aperte a tecla Enter para prosseguir, Doc informe o número da nota fiscal e aperte a tecla Page Down para carregar os dados da nota.

image.pngObserve no exemplo abaixo que todos os valores foram gravados nos seus respectivos campos na rotina de movimento do Sped.

image.png

4 - Consultado a Gravação da Nota Fiscal na Rotina Fiscal

Rotina: Entrada - Consulta
Programa: FIS352

Localização:

Administracao Fiscal / Entrada / Manutencao / Consulta / Fiscal
Para consultar a nota fiscal de serviço na rotina do Fiscal, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.

image.png

image.png

Antes de acessar a rotina o sistema abrirá a janela Consulta ENTRADA FISCAL, no qual deverá preencher os seguintes campos para prosseguir:

→ No campo Loja, informe a loja desejada para consultar a nota fiscal (com dois dígitos).

→ No campo Mes/Ano, informe o mês e o ano desejados para consultar a nota fiscal (com dois dígitos para cada campo).

→ No campo Nova/Sit, informe a letra N para consultar a nota fiscal normal.

image.png

Assim que preencher as informações acima, o  sistema exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá apertar a tecla Enter ou S para confirmar e acessar a rotina.

image.png

Assim que acessar a rotina, informe no campo Documento o número da nota fiscal que deseja consultar e aperte a tecla Page Down até carregar as informações da nota.

OBSERVAÇÃO: O campo Documento comporta apenas 6 dígitos, sendo assim, a nota fiscal que contiver um número maior que o suportado deverá ser informado apenas os seis últimos dígitos.

image.png

Observe no exemplo abaixo que todos os valores foram gravados nos seus respectivos campos na rotina do Fiscal.

25 Serviço Energia.png

O Atendimento para a Avanço Informática é prioridade!

Caso Você tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente:
logo whatsapp.jpgClique aqui para falar conosco no WhatsApp

avanco.png