Skip to main content

Informativo | Principais Alterações Layout 16 Sped Fiscal Integral Varejo

Informativo:

Principais Alterações no Layout 16 do Sped Fiscal no Integral Varejo

Sumário:
Detalhamento:

Neste documento será apresentado algumas informações relevantes das mudanças no layout 16 do Sped Fiscal.

OBSERVAÇÃO: Essa versão 16 será válida a partir de 01/01/2022.

1 - Alterações Realizadas no Layout 16 do Sped Fiscal

Abaixo segue as inclusões:

Na tela de geração da rotina do Sped foi alterado a versão para 016.

Campo 04 (código de barras) no registro 0220. Este registro refere-se ao Fator de Conversão das Unidades e será gerado quando o item vendido tiver um fator diferente do cadastro. Necessário parametrizar o sistema como abaixo para envio do mesmo.

Os campos 34 a 40 serão gerados no registro C500, porém em branco.

registro 1601, referente a Operações de Pagamento por Instrumentos Eletrônicos, passará a ser gerado substituindo o registro 1600.

Abaixo segue as exclusões:

registro 0210, referente ao Consumo Específico Padronizado (insumos utilizados quando há produção - registro K230), não será mais gerado.

registro 1600, referente ao Total das Operações com cartão de crédito ou débito), não será mais gerado.


1.1 - Consultando o Cadastro de Filial para a Alteração de Layout e Envio do Fator de Conversão de Unidades
Rotina: Cadastro Filial
Programa: CBA001
Localização Integral Varejo: Cadastros Básicos / Filial

Para verificar o cadastro de filial, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.

OBSERVAÇÃO: Para mais detalhes de como alterar o layout no cadastro da filial acesse o documento " Dúvida | Como Alterar Versão Layout Sped Fiscal Cadastro Filial Integral Varejo? ".

1.PNG

2.PNG

Ao acessar a rotina Filiais no campo Cod informe o código da filial (com dois dígitos) desejada.

3.PNG

Em seguida, o sistema exibirá a pergunta " Prosseguir/Altera/Exclui? ", no qual deverá apertar a tecla A para habilitar a opção de alterar/consultar. 

4.PNG

Logo após, aperte a tecla Enter para alcançar o campo Razao e depois aperte a tecla F7 para acessar a tela dos dados complementares.

5.PNG

Ao ser exibida a pergunta " Confirma? " aperte a tecla Enter ou S para prosseguir para a próxima tela.

6.PNG

Ao acessar a tela dos DADOS COMPLEMENTARES verifique se o campo Versao EFD está configurado com o layout 16 e se o campo FatConv está com a letra S. Aperte a tecla Enter para percorrer pelos campos até confirmar.

Caso os dados não estejam corretos aperte a tecla Enter até alcançar os campos correspondentes, altere-os e aperte a tecla Enter para percorrer pelos demais campos até confirmar.

OBSERVAÇÃO: Após a configuração de versão no cadastro da filial será alterado automaticamente na rotina do sped. Para mais informações de como gerar o sped consulte o documento " Dúvida | Como Gerar Sped Fiscal Integral Varejo? ".

7.PNG

8.PNG

2 - Registros do Layout 16 no PVA
2.1 - Inclusões no Layout 16
2.1.1 - Registro 0220

Neste registro foi incluído o campo 04 (código de barras) que passa a vigorar a partir de 01/2022.

04 COD_BARRA Representação alfanumérica do código de barra da unidade comercial do produto, se houver Obrigatório se houver a informação.

Abaixo segue um exemplo da tela do PVA do registro 0220 gerado.

9.png

2.1.2 - Registro C500

No registro C500 foram inclusos os seguintes campos:

34 COD_MOD_DOC_REF_ Código do modelo do documento fiscal referenciado, conforme a Tabela 4.1.1 Obrigatório se houver a informação.
35 HASH_DOC_REF Código de autenticação digital do registro(Convenio 115/2003) Obrigatório se houver a informação.
36 SER_DOC_REF Série do documento fiscal referenciado Obrigatório se houver a informação
37 NUM_DOC_REF Número do documento fiscal referenciado Obrigatório se houver a informação
38 MES_DOC_REF Mês e ano da emissão do documento fiscal referenciado

Obrigatório se houver a informação

39 ENER_INJET Energia Injetada Obrigatório se houver a informação
40 OUTRAS_DED Outras deduções Obrigatório se houver a informação

Abaixo segue um exemplo da tela de consulta da NF-e no validador do sped. A partir do 01/2022 os campos de 34 a 40 serão gerados, porém em branco.

10.png

Abaixo segue um exemplo da tela do registro C500 e seus filhos no validador do sped.

11.png

12.png

2.2 - Exclusões no Layout 16
2.2.1 - Registro 0210

Abaixo segue um exemplo da tela do PVA do registro 0210, que será válido até 31/12/2021.

13.png

2.2.2 - Registro 1600

Abaixo segue um exemplo da tela do PVA do registro 1600, que será válido atém 31/12/2021.

14.png

O Atendimento para a Avanço Informática é prioridade!

Caso Você tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente:
logo whatsapp.jpgClique aqui para falar conosco no WhatsApp

avanco.png