Skip to main content

Manual | Emitir Nota Fiscal Venda Dedução ICMS Base Cálculo Pis Cofins Integral

Sumário:
Emitir Nota Fiscal de Venda com Dedução de ICMS na Base de Cálculo Pis Cofins no Integral
1 - Configurando a Rotina Identificação da Matriz
Rotina: Identificação da Matriz
Programa: SPD503
Localização: SPED EFD - NFe NFCe / Sped PIS - Cofins / Tabelas Básicas / identificação Matriz

Para emitir uma nota fiscal de venda com dedução de ICMS na Base de Cálculo Pis Cofins é necessário configurar a rotina Identificação Matriz. Para isso, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.


1 (18).PNG
2 (16).PNG

Ao acessar a rotina Identificação da Matriz, no campo Código da loja informe o código da loja que deseja configurar (com dois dígitos).

OBSERVAÇÃO: A configuração da exclusão do ICMS da Base do PIS/COFINS nesta rotina, deverá ser realizada por Filial.

3 (14).PNG

Se a loja já estiver cadastrada nessa rotina o sistema exibirá a pergunta " Prossegue/Altera/Exclui? ", no qual deverá informar a letra A para habilitar a opção de alteração.

OBSERVAÇÃO: Se a loja ainda não estiver cadastrada nessa rotina consulte o documento " Dúvida | Como Cadastrar Filial Rotina Identificação Matriz Integral? " para realizar o cadastro.

4 (13).PNG

A seguir, aperte a tecla Enter para percorrer pelos campos até alcançar o campo ICMS.

Ao ser exibida a pergunta " Retira o ICMS da Base de Calculo de Pis/Cofins? ", informe a letra S para excluir o ICMS no Sped, ou N para não excluir, ou X para excluir do XML.

Seguindo o objetivo deste documento, foi informado a letra X.

5 (10).PNG

Em seguida, aperte a tecla Enter até confirmar a configuração realizada.

6 (10).PNG

2 - Emitindo Nota Fiscal de Venda com Dedução de ICMS na Base de Cálculo Pis Cofins
Rotina: Venda
Programa: MOV341
Localização: Administração Materiais / Gestão de Estoque / Gerenciamento Filial / Entradas e Saídas / Movimentação / Saída / Faturamento

Para emitir uma nota fiscal de venda, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, aperte a tecla Enter para confirmá-los.

7 (9).PNG

Caso possuir mais de uma loja configurada no cadastro de usuário, o sistema exibirá a janela de Filial, no qual deverá informar o número da loja que deseja emitir a nota fiscal de venda.

8 (8).PNG

9 (5).PNG

Ao abrir a janela de referência, se o mês e o ano estiverem incorretos informe a letra N na pergunta " Confirma? " e, em seguida, informe corretamente o mês no campo Mes (com dois dígitos) e o ano no campo Ano (com dois dígitos) e, aperte a tecla Enter ou S para prosseguir para a próxima tela.

10 (5).PNG

11 (5).PNG

Ao acessar a rotina Venda, preencha os campos da primeira parte da capa da nota conforme desejado.}

12 (4).PNG

Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima (primeira parte):

Campos Descrição
Pedido de Venda: Informe o número do pedido de venda e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Data Movimento: Esse campo será preenchido automaticamente com a data atual, porém, a mesma poderá ser alterada informando dois dígitos para dia, mês e ano. Em seguida, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Cliente:

Informe o código do cliente desejado, que esteja cadastrado no sistema (com o dígito verificador) e, aperte a tecla Enter.

CFOP: O sistema preenche automaticamente com o CFOP tributado de venda para dentro do estado, porém, é possível alterar o código se desejar (com quatro dígitos) ou aperte a tecla Enter para prosseguir.
Vendedor: Informe o código do vendedor responsável pela venda (com três dígitos, podendo inserir zeros à esquerda), que esteja cadastrado no sistema.
Desc.P/Item: Para acessar esse campo utilize a seta do teclado para cima. Uma vez no campo, informe a letra para utilizar a opção de desconto por item, ou N - Não caso não exista.
Dep/Sal/Tr:

Caso a retirada dos produtos seja em local diferente do depósito (preenchido automaticamente com a letra D como padrão), utilize a seta do teclado para alcançar o campo, em seguida altere informando a letra se for salão, ou se for troca (imprópria para consumo).

Os demais campos o sistema preenche automaticamente, porém, se desejar alterar um campo que esteja habilitado utilize as setas do teclado para cima para alcançar aquele desejado e altere-o.

Ao alcançar a segunda parte da capa da nota, preencha os campos conforme desejado.

13 (1).PNG

Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima (segunda parte):

Campos Descrição
Valor Frete: Informe o valor do frete, se existir e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Al.Icms Frete: Esse campo será habilitado somente se o campo Valor Frete for informado. Uma vez habilitado, informe o valor da alíquota de ICMS do frete, se existir e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Vl.Icms Frete:

Esse campo será preenchido automaticamente com o valor de ICMS do frete, caso o campo Vl.Icms Frete for informado.

Vl. Despesas: Informe o valor da despesa, se existir e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Al.Icms Desp:  Esse campo será habilitado somente se o campo Vl. Despesas for informado. Uma vez habilitado, informe o valor da alíquota de ICMS da despesa, se existir e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Vl.Icms Desp: Esse campo será preenchido automaticamente com o valor de ICMS da despesa, caso o campo Vl.Icms Desp for informado. Aperte a tecla Enter para prosseguir.
Incide BC. Desp/Frete:

O primeiro campo (Incide BC. Desp), será habilitado somente se o campo Vl. Despesas for informado. Uma vez habilitado, informe a letra S para somar a despesa na base de cálculo ICMS, ou N para não somar.

O segundo campo (Frete), será habilitado somente se o campo Valor Frete for informado. Uma vez habilitado, informe a letra S para somar o freete na base de cálculo ICMS, ou N para não somar.

OBSERVAÇÃO:

  • Informando os valores de frete/despesa e os campos Incide BC. Desp/Frete definido com a letra S, os valores serão rateados para todos os itens da nota fiscal  (NF) e irão compor a base de cálculo (BC) dos itens tributados a 7%, 12% e 18%.

  • Informando os valores de frete/despesa e os campos Incide BC. Desp/Frete definido com a letra N, os valores serão rateados para todos os itens da NF e não irão compor a BC dos itens tributados.

  • Informando os valores de frete/despesa e alíquota (como exemplo 18%) os campos Incide BC. Desp/Frete automaticamente serão definidos com a letra S, os valores serão rateados e irão compor a BC apenas dos itens que possuem a mesma alíquota informada.

  • Na rotina de movimento do Sped o valor da despesa e do frete, quando o parâmetro dos campos Incide BC. Desp/Frete for definido com a letra S não aparece no campo VL.BC.Icms da rotina somente no campo Vl.It.Bt, conforme será visto no subtópico 2.1 - Consultando a Nota Fiscal Gravada no Movimento do Sped, porém, no arquivo do Sped (após ser gerado) será exibido o somatório da despesa e do frete na base de cálculo do item normalmente.

Ao alcançar a terceira parte da capa da nota, preencha os campos conforme desejado.

14 (1).PNG

Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima (terceira parte):

Campos Descrição
Observação: Informe uma observação para a nota fiscal e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Pedido Compra: Informe o número do pedido de compra do cliente para ser impresso no DANFE, se existir e, aperte a tecla Enter. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Presencial:

Informe o número correspondente ao tipo de operação, sendo: 1 - operação presencial - sem intermediador, 2 - operação não presencial pela internet, 3 - operação não presencial por teleatendimento, 4 - NFCe em operação com entrega a domicílio, ou 9 - operação não presencial - outros.

OBSERVAÇÃO: Será obrigatório informar o intermediador/marketplace da operação realizada, previamente cadastrado, quando o indicador de presença for 2, 34, ou 9. Para mais detalhes de como cadastrar um intermediador, consulte o documento " Dúvida | Como Cadastrar Intermediadores Vendas Integral? ".

Transportadora: Informe o código da transportadora cadastrada no sistema (com três dígitos). Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Placa:

Esse campo será habilitado somente se o campo Transportadora for informado. Uma vez habilitado, informe a placa do veículo a ser utilizado pela transportadora e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Se não desejar utilizar esse campo, deixe-o sem preencher e, aperte a tecla Enter para prosseguir.

UF-Endereço: Esse campo será preenchido automaticamente com o endereço informado no cadastro da transportadora.
C/F: Esse campo será habilitado somente se o campo Transportadora for informado. Uma vez habilitado, informe C para o tipo de frete ser definido como CIF, ou F para definir como FOB.

Ao alcançar a quarta parte da capa da nota, preencha os campos conforme desejado.

15 (1).PNG

Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima (quarta parte):

Campos Descrição
Numero: Informe o volume dos produtos da nota fiscal e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Espécie: Informe a espécie da embalagem dos produtos e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Quant:

Informe a quantidade de embalagem que será conduzida pela transportadora e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.

P.Bruto: Informe o peso bruto da mercadoria a ser conduzida pela transportadora e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Liq: Informe o peso líquido da mercadoria a ser conduzida pela transportadora e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Caso contrário deixe o campo sem preenchimento e, aperte a tecla Enter para prosseguir.
Dt.Said: Esse campo será preenchido automaticamente com a data de saída da mercadoria. Aperte a tecla Enter para prosseguir. 
Hr.Sai: Esse campo será preenchido automaticamente com o horário de saída da mercadoria. Aperte a tecla Enter para prosseguir. 
Tp Frete/Cobranca:

No primeiro campo (Tp Frete), informe o código correspondente ao tipo de frete. Para visualizar as opções, aperte a tecla F2.

No segundo campo (Cobranca), informe o código correspondente ao título de crédito, sendo: 00 - duplicata, 01 - cheque, 02 - promissória, 03 - recibo, ou 99 - outros.

Cond.Pagamento: Informe a letra correspondente a condição de pagamento, sendo: V - a vista, P - a prazo, VP - a vista e a prazo, ou S - sem pagamento.
Calcula ST/Recalc.ST: No campo Calcula ST, informe a letra S para calcular o valor da substituição tributária, ou N para não calcular.

Após preencher os campos da capa da nota, o sistema exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá apertar a tecla Enter ou informar a letra S para confirmar os dados da primeira tela.

16 (1).PNG

Ao alcançar a tela de itens, preencha os campos conforme desejado.

OBSERVAÇÃO: Para que haja a dedução do ICMS, o item deve ser tributado e incidente de Pis e Cofins.

17.PNG

Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima:

Campos

Descrição

Item:

Informe o código do produto desejado, que esteja cadastrado no sistema (sem o dígito verificador) e, aperte a tecla Enter para carregar seus dados.

Descr/Ean:

Se desejar informar pela descrição, deixa o campo Item sem preencher e aperte a tecla Enter uma vez (1x). O cursor do teclado se posicionará no campo Descr, no qual poderá informar a descrição do item e, apertar a tecla Enter para prosseguir. É possível visualizar os produtos cadastrados no sistema apertando a tecla F2. Utilize as setas do teclado para cima e para baixo para selecionar o item desejado e, em seguida aperte a tecla Enter para confirmar.

Se desejar informar pelo EAN (código de barras), deixa o campo Item sem preencher e aperte a tecla Enter duas vezes (2x). O cursor do teclado se posicionará no campo Ean, no qual poderá informar o código de barras do do item e, apertar a tecla Enter para prosseguir.

Qt/Vl.Unit:

No primeiro campo (Qt), informe a quantidade do produto e, aperte a tecla Enter para prosseguir.

No segundo campo (Vl.Unit), informe o valor unitário do produto ou aperte a tecla Enter para manter o preço definido no cadastro do produto.

CST: Informe o CST desejado ou aperte a tecla Enter para manter a do cadastro do produto.

Ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou informe a letra S para confirmar os dados do item.


18.PNG

Após confirmar a inserção do primeiro item o cursor do teclado retornará para o campo Item. Se desejar inserir outros produtos, repita o procedimento informado anteriormente.

Para finalizar a inserção de itens, aperte a tecla Esc.

19.PNG

Em seguida ao ser exibida a pergunta " Confirma? ", aperte a tecla Enter ou informe a letra S para confirmar.

20.PNG

Ao alcançar a tela dos dados financeiros, preencha os campos conforme desejado.

21.PNG

Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima:

Campos Descrição
Desconto%Vl: Informe o desconto da nota em porcentagem, se existir e, aperte a tecla Enter.
Peso Bruto: Informe o peso bruto da mercadoria, se desejar e, aperte a tecla Enter.
Peso Liq: Informe o peso líquido da mercadoria, se desejar e, aperte a tecla Enter.
Observações: Informe uma observação para o financeiro para ser exibida no Contas a Receber e, aperte a tecla Enter. Se não desejar informar uma observação, apenas aperte a tecla Enter para prosseguir.
Conta Banco: Informe a conta banco, se desejar e, aperte a tecla Enter.
Plano Pag: Informe o plano de pagamento, se desejar e, aperte a tecla Enter.
Tipo:

Informe o tipo do Plano de Contas Gerencial para o pagamento da nota fiscal.

Dias:

Informe o prazo do pagamento da nota fiscal.

Dt.Venc:

Informe a data de vencimento do pagamento da nota fiscal.

Valor:

Informe o valor do pagamento da nota fiscal.

Para finalizar a inserção do (s) tipo (s) de pagamento, ao retornar para o campo Tipo aperte a tecla Esc.

Em sequência, o sistema exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá apertar a tecla Enter ou S para confirmar os dados financeiros.

22.PNG

Ao acessar a tela INFORMACAO/ OBSERVACAO, preencha os dados conforme desejado.

23.PNG

Abaixo segue a descrição dos campos da tela acima:

Campos Descrição
Inf/Obs: Informe a letra I para informação, ou para observação.
Código: Informe o código da informação ou da observação cadastrada no sistema. Para consultar as opções cadastradas, aperte a tecla F2.
Compl:

Digite um complemento para a informação ou observação e, aperte a tecla Enter para prosseguir. Se não desejar informar um complemento, apenas aperte a tecla Enter até confirmar.

Após confirmar, o cursor do teclado retornará para o campo Inf/Obs. Para inserir outras observações / informações repita o processo descrito anteriormente. Para finalizar, aperte a tecla Esc.

Se não desejar informar, aperte a tecla Esc para finalizar.
A seguir, o número da nota fiscal será exibido no campo Documento. Aguarde o processamento da nota e, ao ser exibida a mensagem " Tecle S para CONTINUAR ", aperte a tecla S para finalizar a rotina.

24.PNG


3 - Consultando a Gravação dos Valores nas Rotinas
3.1 - Consultando a Nota Fiscal Gravada no Movimento do Sped
Rotina: ENTRADAS / SAIDAS
Programa: SPD054
Localização: SPED EFD - NFe NFCe / Nota Fiscal / Sped

Para consultar a Nota Fiscal no Movimento do Sped, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los.
25.PNG
26.PNG

Ao acessar a rotina ENTRADAS/SAIDAS, no campo Mes/Ano informe o mês (com dois dígitos) e o ano (com dois dígitos) da nota fiscal que deseja consultar, no campo Loja informe a loja da nota fiscal (com dois dígitos), no campo E/S informe a letra S para nota fiscal de saída, no campo Serie informe a série referente a nota fiscal (com  três dígitos) ou apenas aperte a tecla Enter para alcançar o campo seguinte, e no campo Doc informe o número da nota fiscal e em seguida aperte a tecla Page Down para carregar os dados da nota.

27.PNG

Após carregar os dados da nota fiscal aperte a tecla Enter até alcançar o campo Tp.Emi.


28.PNG


Em seguida, aperte a tecla F7 para acessar a tela dos itens.


29.PNG

Ao alcançar o campo CodItem, aperte a tecla F2 para visualizar os itens da nota fiscal.


30 (6).PNG

Na tela dos itens, se tiver mais itens na nota fiscal, utilize as setas do teclado para selecionar o produto desejado e, depois aperte a tecla Enter para confirmá-lo.

31 (3).PNG

Posteriormente, ao ser exibido a pergunta " Prossegue/Altera? ", aperte a tecla Enter para visualizar a próxima tela.


31.1.PNG

Após carregar os dados do item, observe nos campos Bc. Pis e Bc. Cof que o valor da Base de Cálculo Pis e Cofins possuem um identificador S indicando que houve dedução na Base de Cálculo. Caso a matriz fosse definida para não deduzir o ICMS da BC Pis e Cofins o identificador seria N e o valor da Base de Cálculo seria igual ao valor bruto do item (campo Vl. It. Bt).

No exemplo abaixo houve a dedução pelo seguinte cálculo:

Vl.It.Bt - Vl. Icms = Bc. Pis e Bc. Cof. (ou seja, 19,96 - 3,59= 16,37).

Os valores de Pis (campo Vl. Pis) e Cofins (campo Vl.Cof) foram calculados sobre essa nova BC de Pis e Cofins.

32 (4).PNG

Para sair da rotina, aperte a tecla Esc.

3.2 - Emitindo o Relatório de PIS COFINS no Integral
Rotina: Relatório Para Simples Conferencia PIS/COFINS
Programa: FIS729
Localização: SPED - EFD  NFe - NFCe / Sped PIS - Cofins / Relatório PIS - COFINS / Completo

Para emitir o relatório, acesse a localização citada acima. Utilize as setas do teclado para selecionar os caminhos e, pressione a tecla Enter para confirmá-los. 

33 (3).PNG

34 (3).PNG

Ao acessar a rotina Relatorio Para Simples Conferencia PIS/COFINS, preencha os campos conforme desejado.


35 (3).PNG

Abaixo segue a descrição dos principais campos da tela acima:

Campos

Descrição

Loja:

Informe o número da loja que deseja gerar o relatório, ou 99 para gerar com todas as lojas.

OBSERVAÇÃO: Se gerar com loja 99 serão gerados um arquivo referente a cada loja no diretório CSV (/u/rede/csv), com o nome rpisLL-AAMM.csv (LL - loja com dois dígitos, AA - ano com dois dígitos e MM - mês com dois dígitos). Exemplo: rpis01-2006.csv (loja 01, ano 2020 e mês 06), rpis02-2006.csv (loja 02, ano 2020 e mês 06).

Mês/Ano: Informe o mês e ano que deseja gerar o relatório.
Dia a: Informe o período que deseja gerar o relatório.
Notas/Cupons/Ambos: Informe a letra N se desejar gerar o relatório com apenas notas fiscais (NF), C para cupons ou A para ambos (notas e cupons).
Rel.Documento/Item: Informe no primeiro campo (Rel.Documento) com S para que o relatório seja separado por documento e seja gerado um arquivo CSV.
Inc.CFOP:

Informe a letra N para não incidência de CFOP, S para sim ou T para todo, para demais opções verifique a descrição no rodapé do sistema.

OBSERVAÇÃO: Se desejar gerar o relatório apenas com os itens incidentes de PIS COFINS selecione S, se desejar visualizar todas as notas lançadas no sistema selecione T.

NF Inc:

Informe a letra N para não incidência de CFOP, S para sim ou T para todos, para demais opções verifique a descrição no rodapé do sistema.

OBSERVAÇÃO: Se desejar gerar o relatório apenas com os itens incidentes de PIS COFINS selecione S, se desejar visualizar todas as notas lançadas no sistema selecione T.

Entrada/Saida: Informe a letra E se desejar gerar o relatório com as notas de Entrada ou para os lançamentos de Saída.
Bloco F/BC.Sem Icms:

No primeiro campo (Bloco F), informe no primeiro campo T para sair todos os lançamentos mais o bloco FS para sair apenas o bloco F e N para não sair o bloco F.

No segundo campo (BC.Sem Icms), será preenchido automaticamente com a letra S, indicando dedução de ICMS na BC Pis e Cofins, quando a Identificação de Matriz for configurada para deduzir.

Arquivo/Imp: Informe a letra A para gerar um arquivo.
Spool:

Informe um nome que desejar dar ao arquivo, no qual será gerado no diretório /u/rede/csv.

OBSERVAÇÃO: Se gerar com loja 99 esse campo será preenchido automaticamente com rpis00-AAMM, sendo o AA e MM o ano o ano e o mês respectivamente (com dois dígitos cada) informado no campo Mes/Ano.

Rel.Advert:

Informe um nome do arquivo de advertência, para visualizar os erros durante o processo de geração do relatório se existirem, sendo diferente do informado no campo Spool.

OBSERVAÇÃO: Se gerar com loja 99 esse campo será preenchido automaticamente com apis00-AAMM, sendo o AA e MM o ano o ano e o mês respectivamente (com dois dígitos cada) informado no campo Mes/Ano.

Após informar os dados citados no quadro acima, o sistema exibirá a pergunta " Confirma? ", no qual deverá apertar a tecla Enter ou S para confirmar e gerar o relatório.

Abaixo segue um exemplo de emissão do relatório com as notas de entrada.

36 (3).PNG

Para visualizar o relatório, acesse o diretório /u/rede/csv e clique no nome do arquivo salvo.

OBSERVAÇÃO: Se gerar com loja 99 serão gerados um arquivo referente a cada loja no diretório do csv (/u/rede/csv), com o nome rpisLL-AAMM.csv (sendo (LL - loja com dois dígitos, AA - ano com dois dígitos e MM - mês com dois dígitos). Exemplo: rpis01-2006.csv (loja 01, ano 2020 e mês 06), rpis02-2006.csv (loja 02, ano 2020 e mês 06).


Exemplo do Relatório PIS COFINS em Formato CSV (parte 1)

37 (3).PNG

Abaixo segue a descrição das colunas do relatório (parte 1) gerado no exemplo acima:

Colunas Descrição
Tp.Doc: Refere-se ao tipo de documento se é NF ou cupom. 
Dt.Mov: Refere-se a data de movimento.
NF: Refere-se ao número do documento.
Modelo: Refere-se ao modelo do documento.
Serie: Refere-se a série do documento.
Cod.Forn: Refere-se ao código do fornecedor (cadastrado no sistema) do documento.
Nome Forn: Refere-se ao nome do fornecedor.
St/Grp/Sub: Refere-se ao código do setor, grupo e subgrupo do produto.
Setor: Refere-se a descrição do setor do produto.
Grupo: Refere-se a descrição do grupo do produto.
SubGrupo: Refere-se a descrição do subgrupo do produto.
Item: Refere-se ao código (cadastrado no sistema) do produto.
Desc.Item: Refere-se a descrição do produto.
CFOP: Refere-se ao CFOP do produto.
CST: Refere-se ao CST do produto.
Nat: Refere-se a natureza de operação do produto.
Tp.Cred: Refere-se ao tipo de crédito do produto.
Tab.Pis: Refere-se a letra correspondente a tabela de Pis.
Item.Pis: Refere-se ao código correspondente a letra da tabela de Pis.
Tab.Cofins: Refere-se a letra correspondente a tabela de Cofins.
Item.Cofins: Refere-se ao código correspondente a letra da tabela de Cofins.

Exemplo do Relatório PIS COFINS em Formato CSV (parte 2)38.PNG

Abaixo segue a descrição das colunas do relatório (parte 2) gerado no exemplo acima:

Colunas Descrição
ECF: Refere-se ao número do ECF que passou o produto.
NCM: Refere-se ao código NCM do produto.
Vl.Cont: Refere-se ao valor total do produto.
Vl.Item: Refere-se ao valor unitário do produto.
Vl.Bc.Pis: Refere-se ao valor da base de cálculo de Pis do produto.
Vl.Bc.Cofins: Refere-se ao valor da base de cálculo de Cofins do produto.
Alq.ICMS: Refere-se a alíquota de ICMS do produto.
Bc.Icms: Refere-se a base de cálculo do produto.
Vl.Icms: Refere-se ao valor de ICMS do produto.
Exc.ICMS BC PC. Mov: Refere-se ao identificador de dedução de ICMS na BC Pis Cofins na emissão da Nota Fiscal, sendo S - sim e N - não.
Bc.PC.S/ICMS: Refere-se a base de cálculo Pis/Cofins sem o ICMS normal do produto.
Bc.PC.C/ICMS ST: Refere-se a soma das colunas Vl.Bc.Pis (base de cálculo de Pis do produto) e Vl.Icms ST.RET (valor de ICMS ST e ICMS ST retido anteriormente).
Bc.PC.S/ICMS ST: Refere-se a base de cálculo Pis/Cofins sem o ICMS ST retido anteriormente do produto.
Alq.Pis: Refere-se a alíquota de Pis.
Vl.Pis: Refere-se ao valor de Pis.
Alq.Cofins: Refere-se a alíquota de Cofins.
Vl.Cofins: Refere-se ao valor de Cofins.
Total: Refere-se ao somatório do valor de Pis e de Cofins.

Observe no exemplo acima que a linha 4, referente a nota 30021 gerada no tópico 2 - Emitindo Nota Fiscal de Venda com Dedução de ICMS na Base de Cálculo Pis Cofins, possui corretamente a dedução de ICMS na BC Pis Cofins (campo Vl.Bc.Pis, coluna Z; campo Vl.BC.Cofins, coluna AA; Bc.PC.S/ICMS, coluna AF), além da identificação de dedução definida com a letra S (campo Exc.ICMS BC PC. Mov, coluna AE).

OBSERVAÇÃO: Nos casos de vendas realizadas com a Identificação da Matriz configurada com a letra N para não deduzir o ICMS e depois da emissão da nota foi alterada para S, a dedução só será aplicada no relatório e no PVA, mas não no documento, pois as informações da nota no Movimento do Sped devem ser mantidas conforme consta no XML.


Exemplo do Relatório PIS COFINS em Formato CSV (parte 3)39.PNG

Abaixo segue a descrição das colunas do relatório (parte 3) gerado no exemplo acima:

Colunas Descrição
N.Incide: Refere-se ao valor de incidência de Pis/Cofins.
Desp: Refere-se ao valor da despesa do produto.
Inc.ST: Refere-se a incidência de ST do produto.
N.Inc.ST: Refere-se a não incidência de ST do produto.
Desconto: Refere-se ao valor de desconto do produto.
IPI: Refere-se ao valor de IPI do produto.
Frete: Refere-se ao valor do frete do produto.
Desp.NInc: Refere-se ao valor de não incidente do produto.
CST ICMS: Refere-se ao CST ICMS do produto.
CSOSN ICMS: Refere-se ao CSOSN ICMS do produto.
Vl.Icms ST. RET: Refere-se ao valor de ICSM ST retido anteriormente do produto.
EAN: Refere-se ao código de barras do produto.
Ct.Debito: Refere-se a conta contábil de débito do produto.
Ct.Credito: Refere-se a conta contábil de crédito do produto.
3.3 - Consultando a Nota Fiscal Gravada no Validador do Sped

Abaixo segue a gravação do Pis e Cofins no registro C100 já considerando a dedução de ICMS da BC.

40 (1).png

Abaixo segue a gravação da BC Pis e Cofins no registro C170 com a dedução de ICMS.


41 (1).png

O Atendimento para a Avanço Informática é prioridade!

Caso Você tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente:
logo whatsapp.jpgClique aqui para falar conosco no WhatsApp

avanco.png